Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Folhajus Governo Lula STF

Joias: Moraes decide que defesa de Bolsonaro deve ser informada de todos os procedimentos no caso

Processo voltou à discussão após TCU autorizar Lula a ficar com relógio de ouro recebido no primeiro mandato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) deve saber de todos os procedimentos envolvendo o caso das joias, em que se apura o possível desvio de presentes dados por autoridades estrangeiras ao então presidente.

O caso voltou à discussão após o TCU (Tribunal de contas da União) deliberar na quarta-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fique com um relógio de ouro que ganhou na época de seu primeiro mandato, em 2005.

Ao atender a pedido da defesa do ex-presidente, o ministro observou que a medida é necessária para assegurar o respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório.

Na mesma decisão, o ministro negou o pedido de acesso integral ao acordo de colaboração premiada firmado pelo tenente-coronel do Exército Mauro Cid. Ele explicou que é preciso manter o sigilo para garantir o êxito das investigações, já que ainda há diligências em andamento.

De acordo com Moraes, já foi garantido aos advogados do ex-presidente o acesso aos elementos de prova documentados nos autos para conhecimento das investigações relacionadas a eles, à exceção das diligências em andamento.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA QUINTA (8)

  1. Leia as reportagens publicadas nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante conferência em Balneário Camboriú em julho deste an. - Evaristo Sá - 6.jul.2024/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.