#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Quem é Sky Brown, amiga de Rayssa Leal que sobreviveu a acidente de skate para se tornar medalhista olímpica

Vídeos da britânica de 16 anos viralizaram nas redes sociais como exemplo de superação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A skatista britânica Sky Brown, 16, ganhou o carinho da torcida brasileira nas redes sociais por ser amiga de Rayssa Leal e Letícia Bufoni, mas também por ter superado uma série de lesões graves ainda muito jovem.

Em 2020, quando tinha apenas 11 anos, ela caiu de skate quando tentou saltar de uma rampa vertical para outra, em uma pista da lenda do esporte Tony Hawk. O vídeo em que aparece no hospital para acalmar os fãs sobre sua recuperação voltou a viralizar no X (antigo Twitter) nesta semana.

Desde então, a trajetória da pequena atleta imersa em lesões foi alavancada pelas conquistas da medalha de bronze em Tóquio-2020 e também em Paris-2024, no skate park, na última terça (6).

Nascida no Japão, Sky optou por defender a Grã-Bretanha, país de seu pai, o também skatista Stuart Brown. Foi justamente por causa dele que ela se apaixonou pela modalidade. Apesar disso, Sky precisou vencer a resistência do pai para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio após sua grave queda.

Outro vídeo que ganhou repercussão nas redes brasileiras mostra Sky superando o medo de descer uma mega rampa meses depois do acidente.

Em abril de 2024, Brown sofreu outra lesão ao machucar o joelho enquanto filmava um vídeo. Ela foi diagnosticada com uma ruptura completa do ligamento colateral medial (LCM) e recebeu um prazo de recuperação de dois meses do seu médico. Mesmo assim, decidiu competir os Jogos de Paris.

Essa segunda medalha olímpica de Sky Brown foi conquistada sob uma torcida de peso representada por Rayssa Leal e Leticia Bufoni, além do apoio de fãs brasileiros.

Em 2021, Sky Brown falou com a Folha sobre a relação dela com as brasileiras. À época, Bufoni e Brown eram donas de uma marca de shapes. "[Leticia Bufoni] é um ídolo que eu tenho. Ela foi a primeira mulher que eu vi andando de skate. Foi ela quem me fez querer andar de skate. Eu me inspiro muito nela, porque ela é muito boa!", disse.

Sobre Rayssa, Brown também rasgou elogios. "A Rayssa é a melhor! Só de vê-la competindo me deu vontade de competir também. Ela inspirou muitas garotas a tentar andar. Inspirou muitas pessoas ao redor do mundo, na verdade, porque ela se diverte muito, fazendo manobras iradas. Eu amo a Rayssa!"

Veja as publicações sobre a jovem skatista Sky Brown nas redes sociais brasileiras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.