Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Folhajus CNJ Governo Lula

Lula, Haddad e Lira participam de posse no STJ nesta quinta (22)

Cerimônia está prevista para às 17h no Plenário do Superior Tribunal de Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT), juntamente ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participam da cerimônia de posse da nova presidência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta quinta-feira (22).

A previsão é de que as autoridades compareçam ao evento, marcado para às 17h no Plenário do STJ.

Os ministros Herman Benjamin e Luiz Felipe Salomão assumem o cargo de presidente e vice-presidente da Corte. Na terça (20), Salomão fez sua última sessão enquanto corregedor nacional do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Com a saída do ministro, a corregedoria fica com Caputo Bastos até o dia 3 de setembro, quando o cargo será ocupado por Mauro Campbell.

Conheça os novos dirigentes

Herman Benjamin é jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor. Paraibano, é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutor pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Benjamin fez carreira no Ministério Público de São Paulo.

Desde 1995, o ministro é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos e fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental.

Já Luis Felipe Salomão é de Salvador, com graduação em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do rio de Janeiro). É ministro do STJ desde 2008 e foi corregedor nacional do CNJ entre 2022 e 2024.

Entre os casos de maior repercussão sob sua gestão, estão o afastamento dos juízes da 13ª Vara Federal de Curitiba, voltados à Operação Lava Jato, a Operação Faroeste e a apuração sobre a conduta da desembargadora de Goiás que impediu o aborto legal de uma adolescente de 13 anos.

0
Fachada do Prédio sede do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília. - Pedro Ladeira - 28.ago.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.