Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Ministério troca Rebeca Andrade por computador em foto do pódio para divulgar programa e apaga post

Alteração da foto original em que as ginastas Simone Biles e Jordan Chiles saúdam a brasileira era peça de divulgação de programa do governo; OUTRO LADO: Pasta fez novo post se desculpando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério das Comunicações publicou uma montagem da foto do pódio em que a ginasta Rebeca Andrade levou o ouro na categoria solo, trocando a imagem da atleta por um computador. A postagem foi apagada pouco tempo depois.

O computador trazia a logo do Programa Computadores para Inclusão, de promoção à conectividade nas escolas. Após apagar, a conta do Ministério no Instagram refez a publicação, agora com a foto original de Rebeca no topo do pódio sendo saudada por Simone Biles e Jordan Chiles com adesivos referentes ao programa em volta das atletas.

"O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem a interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade", diz a pasta em nota.

Na resposta, o Ministério afirmou ainda que o objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas e citou como exemplo a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil.

A publicação original foi mencionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no X (antigo Twitter):

Foto original de Rebeca Andrade no topo do pódio após vencer a medalha de ouro no solo de ginástica artística. Na imagem, as adversárias americanas Simone Biles (prata) e Jordan Chiles (bronze) saúdam a brasileira. - Gabriel Bouys/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.