Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula compara governança da ONU com roupa que não cabe mais em chamado para Cúpula do Futuro

Presidente pede ainda aos países ambição por reformas efetivas, como no Conselho de Segurança da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a governança das Nações Unidas com roupas que não cabem mais em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (12).

Na publicação, ele faz um chamado para Cúpula do Futuro, evento da ONU para discutir novos acordos de cooperação e governança na instituição. Dentre os temas, está a reforma do Conselho de Segurança, onde o Brasil pleiteia uma vaga historicamente.

Presidente Lula (PT) participa de reunião com gestores de faculdades públicas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia no Campus São Paulo. - Eduardo Knapp-23.8.2024/Folhapress/Folhapress

"Assim como acontece com qualquer criança que cresce e amadurece, as roupas que vestimos em 1945 já não nos cabem mais. Há mais de vinte anos temos falado sobre a reforma da governança global. Estamos correndo em círculos. Chegou a hora de agir", diz Lula, no vídeo.

"Gostaríamos que todos fossem à Cúpula do Futuro com a ambição de promover reformas efetivas", afirma ainda, citando o Conselho de Segurança, o Banco Mundial e o FMI.

"Isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maiores espaços nesses organismos", completou.

O evento ocorrerá na sede da ONU em Nova York, nos dias 22 e 23 de setembro. O encontro terá a presença de mais de uma centena de chefes de estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.