Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional por mais 90 dias no RJ

Governador Cláudio Castro pediu prorrogação da presença da tropa, que atua no estado desde outubro de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro por mais 90 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em edição desta sexta-feira (13).

A pasta informou, por meio de nota, que o governador Cláudio Castro (PL) pediu a renovação da autorização da Força Nacional no estado no último dia 2. As tropas atuam no Rio desde outubro de 2023.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA SEXTA (13)

"Quando solicitada, a Força Nacional tem como objetivo a preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio, conforme planejamento estabelecido pelo órgão de segurança pública apoiado", disse o MJSP.

O contingente a ser disponibilizado será definido pela Diretoria da Força Nacional, que é subordinada à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do MJSP.

A Força Nacional é empregada nos estados a pedido dos governadores ou ministros de Estado. Ela pode ser mobilizada para conter a violência, como ocorreu no Rio, ou reforçar o policiamento em eventos planejados, como eleições e eventos internacionais (como a Olimpíada no Rio, em 2016, e a Copa do Mundo, em 2014), além de assegurar a segurança de regiões, como terras indígenas.

0
Agentes da Força Nacional em patrulha de reconhecimento na avenida Brasil, na altura do bairro Fazenda Botafogo, na zona norte do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 17.out.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.