Cacilda

Blog de teatro

Cacilda - Lenise Pinheiro
Lenise Pinheiro

Festas de Teatro. Clássicos em Tempos Pandêmicos

Mãos em concha. Vãos dos dedos. Retrospectiva 2021 Capítulo 9

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Artistas não mudam de profissão. Seguem com a força adquirida pela prática do ofício onde quer que estejam. Naturalmente, nessa pandemia a necessidade faz com que se incorpore outras funções. Imagina-se que um trapezista utilize sua força e fazendo uso da habilidade conquistada em anos de treino, agora pode seguir temporariamente ajudando a construir casas ou fazendo pães, singrando os ares da imaginação. E ao entoar o mantra fé e esperança, segue acreditando que o picadeiro é o seu lugar. O sustento, ainda que vulnerável, segue como desafio do cotidiano. É preciso ser forte, procurar a luz e acreditar ser possível salvar o mundo.

Imagem em sugestiva sobreposição de camadas com texturas diferentes. Mistura tela de celulares e reflexo em surperfície aquosa. Tal qual como num lago a atriz observa sua expressão serena e agiganta o clima de suspense ao evitar encarar diretamente a camera e faze-lo por intermédio da reflexão angulada na fotografia. Sugestão de um leve sorriso com a boca  entreaberta . Maquiagem em tons neutros. Contorno de boca forte e imperativo no centro do enquadramento. Cabelos penteados para trás, aparecem apenas nas têmporas respeitando corte obliterado da fotografia.
Atriz Christiane Tricerri - Lenise Pinheiro

‘Sal’

Mensagens lançadas ao mar da cena digital.

Dinâmicas da língua escarlate:

- "Por que existe felicidade nos entretantos".

A atriz contracena com a câmera e passa a emanar energia elétrica.

- "Nos átomos dispersos do Universo. Nos reflexos óticos dos reflexos e das lentes que cortam o horizonte. Na minha bagagem de lágrimas. Pequena mala cheia de sal".

Acessibilidade

Imagem em sugestiva sobreposição de camadas com texturas diferentes. Mistura tela de celulares e reflexo em surperficie aquosa. Tal qual como num lago a atriz observa sua expressão serena e agiganta o clima de suspense ao evitar encarar diretamente a câmera e faze-lo por intermédio da reflexão angulada na fotografia. Sugestão de um leve sorriso com a boca entreaberta . Maquiagem em tons neutros. Contorno de boca forte e imperativo no centro do enquadramento. Cabelos penteados para trás, aparecem apenas nas têmporas respeitando corte obliterado da fotografia.

Imagem com três planos distintos de informação. No primeiro no canto esquerdo imagem de vestido com requintes de detalhes, corte e tecido que remetem à alta costura, contorno que pode ser de um manequim dá o toque de originalidade ao enquadramento. Ao centro duas mulheres dividem o protagonismo da imagem. A primeira bem ao centro usa máscara, colete em tom mais claro do que a sua calça com fivelas laterais, dispostas na altura da coxa. Mantém o corpo inclinado para frente talvez em caráter de submissão. Do lado direito outra atriz. Ela se exibe em movimento, contracena com esvoaçante vestido rubro, detalhes em renda prenda. Também usa máscara. Assim como uma terceira pessoa que aparece ao fundo em posição de atenção, mantém os ombros eriçados e os braços esticados ao longo do corpo exibido numa prancha almofadada, em tecido claro. †odo o seu corpo está à mostra porém imóvel.
Atores Vera Bonilha, Helena Ranaldi, Marcelo Villas Boas e Pedro Birenbaum - Lenise Pinheiro

‘Protocolo Volpone’

Atores Vera Bonilha, Helena Ranaldi, Marcelo Villas Boas e Pedro Birenbaum

A câmera também é protagonista, quadro a quadro. Movimentação cênica editada...Há algo de futurista no ar. Flanam as cortinas do cenário/palco/carroça.

Apelos "Fellinianos", folclóricos, circenses.

Ganâncias de ontem e de hoje.

Música em cena.

Vozes cantatas.

Pegada rock and roll.

Trupe bendita!

Acessibilidade

Imagem com três planos distintos de informação. No primeiro no canto esquerdo imagem de vestido com requintes de detalhes, corte e tecido que remetem à alta costura, contorno que pode ser de um manequim dá o toque de originalidade ao enquadramento. Ao centro duas mulheres dividem o protagonismo da imagem. A primeira bem ao centro usa máscara, colete em tom mais claro do que a sua calça com fivelas laterais, dispostas na altura da coxa. Mantém o corpo inclinado para frente talvez em caráter de submissão. Do lado direito outra atriz. Ela se exibe em movimento, contracena com esvoaçante vestido rubro, detalhes em renda prenda. Também usa máscara. Assim como uma terceira pessoa que aparece ao fundo em posição de atenção, mantém os ombros eriçados e os braços esticados ao longo do corpo exibido numa prancha almofadada, em tecido claro. Todo o seu corpo está à mostra porém imóvel.

Atriz se apresenta em posição estática. O enquadramento sugere que sua expressão não se altere e tampouco dirige sua atenção para a lente. Sem movimento se apresenta entre a letargia e a desconfiança. Parece enferma. Seus cabelos, penteados sem esmero apresentam pontas mais claras que a raiz. Decote quadrado. Roupa escura. A iluminação sem nenhum artifício. A chamada luz fria compõe clima de austeridade e perturbação.
Atriz Rosana Stavis - Lenise Pinheiro

‘Quatro e quarenta e oito’

Via satélite, a lente como testemunha:

- "Brilha, pisca, corta, queima, torce, brilha, soca, aperta, afaga, queima, pisca, flutua, afaga, brilha, flutua, queima, torce, aperta".

Recursos diabólicos. Falsidades descaradas.

Disfarçadas de notas médicas.

Não há reparação possível. Uns riem, outros assistem.

- "Às quatro e quarenta e oito, quando o desespero me visitar....

Nada é para sempre nas palavras de Sarah Kane.

Acessibilidade

Atriz se apresenta em posição estática. O enquadramento sugere que sua expressão não se altere e tampouco dirige sua atenção para a lente. Sem movimento se apresenta entre a letargia e a desconfiança. Parece enferma. Seus cabelos, penteados sem esmero apresentam pontas mais claras que a raiz. Decote quadrado. Roupa escura. A iluminação sem nenhum artifício. A chamada luz fria compõe clima de austeridade e perturbação.

Quadro típico das transmissões pela internet. Rostos perfilados em imagem horizontal. Aparecem identificados pelo nomes de batismo de seus personagens. Trata-se de um mosaico com moradores de um mesmo prédio em reunião de condomínio. Dilemas e desaforos alternam ofensas e invejas do cotidiano dos participantes. Usam fones nos ouvidos, acessório com fios claros de fino calibre e pequenos auto falantes frequentemente aclopados aos pavilhões auditivos. Indispensáveis para as reuniões remotas, popularizadas nos trabalhos realizados em distanciamento social. Todos parecem falar ao mesmo tempo. Gesticulam alguns encaram a camera. Outros a evitam. Um rí com os dentes escancarados. O Outro fecha os olhos. Todos envolvidos em trama rocambolesca nesse enredo de suspense.
Atores Rafael Primot/Carlos Aurélio,Andrea Dupré/Maria Clara, Ed Moraes/Diogo, Patrícia Gasppar/Judith, Nilton Bicudo/Plínio, Daniel Tavares/Gilberto - Lenise Pinheiro

‘Reunião de Condomínio’

Seis atores na tela compartilhada abrem cortinas de fumaça.

Fazem rir ao apontar o lado escuro da existência humana.

Nem Albert Einstein escapa dessa gente.

Reunião de Condomínio – Uma Assembleia Cômico Extraordinária

Acessibilidade

Quadro típico das transmissões pela internet. Rostos perfilados em imagem horizontal. Aparecem identificados pelo nomes de batismo de seus personagens. Trata-se de um mosaico com moradores de um mesmo prédio em reunião de condomínio. Dilemas e desaforos alternam ofensas e invejas do cotidiano dos participantes. Usam fones nos ouvidos, acessório com fios claros de fino calibre e pequenos auto falantes frequentemente acoplados aos pavilhões auditivos. Indispensáveis para as reuniões remotas, popularizadas nos trabalhos realizados em distanciamento social. Todos parecem falar ao mesmo tempo. Gesticulam alguns encaram a câmera. Outros a evitam. Um ri com os dentes escancarados. O Outro fecha os olhos. Todos envolvidos em trama rocambolesca nesse enredo de suspense.

Três atores retatados em plano fechado onde a expressão de cada um divide a cena e conta sua história. O Ator da esquerda aparece em attitude agressiva. Sua carranca contrasta com a leveza de seu traje e com o contorno de sua barba, bem aparada. No centro da fotografia surge rosto suave de ninfa. Adornos no colo, ao redor na cabeça valorizam a tez de pêssego e a  simetria na risca do penteado com cachos despencando aqui e ali.  Ao seu lado, homem de barba rala e em desalinho, pano na cabeça e aparentes escoriações na testa.  Ele retém a atenção de sua interlocutora. Talvez resida aí o fundamento da cara feia do moço estiloso, aqui mencionado.
Atores Fabrício Pietro, Camila dos Anjos e Diego Garcias - Lenise Pinheiro

‘Sede’

Atores Fabrício Pietro, Camila dos Anjos e Diego Garcias

Personagens (des)embaraçados pela trama.

Jejuns, desesperanças.

- "O mundo parece mais vazio do que nunca".

Transbordamentos. Vômitos.

Vídeo teatro pandemia.

Cânticos. Marés.

Acessibilidade

Três atores retratados em plano fechado onde a expressão de cada um divide a cena e conta sua história. O Ator da esquerda aparece em atitude agressiva. Sua carranca contrasta com a leveza de seu traje e com o contorno de sua barba, bem aparada. No centro da fotografia surge rosto suave de ninfa. Adornos no colo, ao redor na cabeça valorizam a tez de pêssego e a simetria na risca do penteado com cachos despencando aqui e ali. Ao seu lado, homem de barba rala e em desalinho, pano na cabeça e aparentes escoriações na testa.

Ele retém a atenção de sua interlocutora. Talvez resida aí o fundamento da cara feia do moço com semblante fechado, aqui mencionado.

Fotografia de rosto de mulher em primeiro plano. Ocupa quase a totalidade da imagem tendo em evidência o lado direito da face. Passa baton com o pouco da mão que aparece próxima ao lábio superior. Seu nariz e sua pálpebra aparecem com sombras marcadas que realçam pinta e cílios postiços. As marcas de expressão realçadas pelas marcas e propostas da encenação. Favorecem a imagem que conta com fundo em tons claros com imagem distorcida do efeito que banha com luz superfície plana  do cenário da fotografia. Chama atenção à esquerda efeito de iluminação denominado aura. O contorno, surge no topo da cabeça da atriz…coroando a cena com aura púrpura.
Atriz Maria do Carmo Soares - Lenise Pinheiro

‘Senhora do Jardim’

Atriz Maria do Carmo Soares

Gritos por liberdade. Teatro beija flor!

De Nilópolis para o Jardim da Luz.

Atriz senhora dos palcos:

- Foi bom meu bem"?

A noite cai, sonhos vão e os pássaros cantam.

Adjetivos aqui não tem lugar.

Gramáticas desfilam misérias e preconceitos.

Verbos de ligação para despedidas.

Acessibilidade

Fotografia de rosto de mulher em primeiro plano. Ocupa quase a totalidade da imagem tendo em evidência o lado direito da face. Passa baton com o pouco da mão que aparece próxima ao lábio superior. Seu nariz e sua pálpebra aparecem com sombras marcadas que realçam pinta e cílios postiços. As marcas de expressão realçadas pelas marcas e propostas da encenação. Favorecem a imagem que conta com fundo em tons claros com imagem distorcida do efeito que banha com luz superfície plana do cenário da fotografia. Chama atenção à esquerda efeito de iluminação denominado aura. O contorno, surge no topo da cabeça da atriz…coroando a cena com aura púrpura.

Imagem composta em parte por detalhe da mão de uma mulher. Dedos que seguram taça metálica levemente inclinada o que indica que não está cheia. Reflexos das reentrâncias e saliências  do bocal de outra taça. Movimentos  das superposições de imagens que destacam o corpo  e o figurino da atriz. Envolta em rendas ele tem possibilidade de amplitude no movimento. O traje confeccionado em tecido crú harmoniza leveza e força. Assim como a performance da atriz em seu ‘Sonho para vestir’.
Atriz Sara Antunes - Lenise Pinheiro

‘Sonhos de Vestir’

Atriz Sara Antunes

A paixão. A dança. O lago. O pai.

Ofélia. Entre a semente e a chuva:

- "Cada um dá o destino que deseja às suas próprias palavras".

Planos fechados. Manuscritos íntimos.

O que escrever na barriga de uma grávida?

Felicidades para 2022!

Acessibilidade

Imagem composta em parte por detalhe da mão de uma mulher. Dedos que seguram taça metálica levemente inclinada o que indica que não está cheia. Reflexos das reentrâncias e saliências do bocal de outra taça. Movimentos das superposições de imagens que destacam o corpo e o figurino da atriz. Envolta em rendas ela tem possibilidade de amplitude no movimento. O traje confeccionado em tecido cru harmoniza leveza e força. Assim como a performance da atriz em seu ‘Sonho para vestir’.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.