Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu Agrofolha alimentação

Neto de precursor do espresso, Andrea Illy diz tomar café coado pela manhã

Presidente da Illy afirma que ambos os métodos de preparo são 'igualmente ótimos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário italiano Andrea Illy, presidente global da Illycaffè e neto de Francesco Illy, pioneiro das máquinas automáticas de espresso, diz que toma café coado pela manhã e que ambos os métodos são "igualmente ótimos".

Illy afirma ao Café na Prensa que os diferentes preparos podem coexistir e que o espresso é um elixir, um "concentrado de aroma".

Café sendo extraído de uma máquina em um copo de vidro
Café espresso é mais curto e concentrado do que o coado - Chen Sihan/Xinhua

"A diferença entre o espresso e o café filtrado é muito compatível, porque tem duas maneiras de gostar de café, como um elixir, que é um espresso, concentrado de aroma, ou como uma bebida quente, que pode ser um substituto do chá. Mas as duas maneiras de gostar de café são igualmente ótimas. Eu gosto, sempre consumo o café filtrado pela manhã", diz.

LEIA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA:

A Itália é a pátria-mãe do café espresso, em grande parte graças ao trabalho pioneiro da empresa de Andrea. Francesco Illy fundou a illycaffè em 1933. Dois anos depois, inventou a illetta, considerada o modelo para as modernas máquinas de espresso.

A bebida icônica então revolucionou o preparo de café fora do lar e foi a grande responsável pela difusão do fenômeno das cafeterias pelo mundo.

"O espresso autêntico italiano, cappuccino, latte, todas as preparações, foram o trigger [gatilho] para a diferenciação e o lançamento da specialty coffee no mundo", diz Andrea.

Hoje, contudo, vários estabelecimentos especializados veem crescer o interesse do consumidor por preparos filtrados.

O empresário afirma que essa busca por diferentes métodos se insere em uma tendência de gourmetização do café. "O café se torna mais e mais um pouco como o mercado do vinho. A qualidade é mais alta, muita diversificação, diferenciações entre um produtor e outro. Foco nas regiões produtoras, no modo de cultivar, no single estate, no vintage… todas as coisas que podem render a single bottle, como se diz, de vinho, um produto único. A mesma tendência está desenvolvendo-se no café", diz.

Apesar disso, o espresso continua tendo espaço cativo nas cafeterias contemporâneas. Não apenas pela praticidade e agilidade, mas também porque, por ser mais concentrado, é capaz de revelar de maneira mais intensa certos aromas e sabores do grão.

Afinal, o espresso, define o barista e pesquisador Maxwell Colonna-Dashwood em seu "The Coffee Dictionary", "é essencialmente uma bebida de café intensa e altamente concentrada, em uma medida curta". Ou, nas palavras de Andrea, um "elixir".

Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.