Cláudio Hebdô

Um jornal de humor ao contrário: só não sai uma vez por semana

Cláudio Hebdô - Cláudio Hebdô
Cláudio Hebdô
Descrição de chapéu desmatamento vale do javari

Bolsonaro vai passando a boiada da destruição

Juntamente com o centrão, os generais da boquinha e os pastores do MEC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cláudio de Oliveira
A charge tem o título “Passando a boiada” e mostra Jair Bolsonaro montado em um boi preto, no qual estão escritas as palavras grileiros, garimpeiros, madereiros. Na garupa, aparece a ex-ministra da Agricutura, Tereza Cristina. Atrás, em outro boi, estão o ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e o ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira. Logo atrás, em um terceiro boi, aparecem e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. No canto inferior direito do desenho são visto dois túmulos com duas cruzes.
Destruição nacional - Cláudio

No vídeo da reunião ministerial de 22 de abril de 2020, o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu a senha: enquanto o Brasil se ocupava em salvar vidas na pandemia do coronavírus, era preciso aproveitar para "passar a boiada". Isto é, o governo deveria alterar a legislação de proteção ambiental.

Desde então, e ainda antes, o que temos visto é a desregulamentação e o desbaratamento dos órgãos de fiscalização do governo, favorecendo a ação predatória de grileiros, garimpeiros e madeireiros na Amazônia e em outras regiões do país.

Na charge, além de Jair Bolsonaro, estão a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cotada para vice na chapa do presidente; o ex-deputado mensaleiro Valdemar Costa Neto, um dos líderes do centrão e presidente do PL, partido ao qual o presidente está filiado; o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, atualmente dedicado a criticar as urnas eletrônicas; e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, flagrados em negociatas no Ministério da Educação. Eles são cúmplices da destruição ao emprestar apoio político ao governo.

Bruno Pereira, o indigenista brasileiro assassinado juntamente com o jornalista inglês Dom Phillips, foi afastado de suas funções na Funai, em setembro de 2019, para que a boiada do que há de mais arcaico e retrógrado da sociedade brasileira pudesse passar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.