Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu Agrofolha

Goose Island e Colorado fazem cerveja com lúpulo de SC e goiaba

Ingrediente foi colhido na Fazenda Santa Catarina, da Ambev, em Lages

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As cervejarias Goose Island, nascida em Chicago, e a Colorado, natural de Ribeirão Preto, se uniram no último mês para fazerem juntas uma nova cerveja. Até aí, nada tão anormal, afinal, apesar de uma ser americana e a outra caipira, ambas integram o portfólio da Ambev.

A boa novidade é que os lúpulos usados na fórmula foram cultivados na Fazenda Santa Catarina, em Lages (SC). A receita, uma india pale lager, leva também goiaba para dar um toque especial, e deve ficar disponível em unidades do Bar do Urso e na Goose Island Brewhouse, em Pinheiros (região oeste de São Paulo), nos próximos meses.

Plantação de lúpulo da Fazenda Santa Catarina, projeto da Ambev em Lages (SC)
Plantação de lúpulo da Fazenda Santa Catarina, projeto da Ambev em Lages (SC) - Divulgação

Iniciado há dois anos pela Ambev, o Projeto Fazenda Santa Catarina fomenta a produção de matéria-prima cervejeira, principalmente o lúpulo, em toda a região de Lages, e procura beneficiar também outros agricultores da comunidade local, tudo em benefício de um ecossistema cervejeiro completo.

"O projeto comprova como o trabalho colaborativo entre Ambev, pesquisadores e agricultores tem força para tornar o Brasil um potencial produtor de lúpulo de alta qualidade", comentou Laura Aguiar, mestre-cervejeira e gerente de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev. "Cada vez mais, queremos apoiar a academia brasileira com tecnologia e inovação para pensar novas formas do cultivo sustentável de ingredientes cervejeiros", completa.

A Ambev promoveu um festival em abril para marcar a primeira colheita da flor do lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja —ao lado de água, malte e levedura. Na fazenda foram cultivadas quatro tradicionais variedades americanas da plantinha: Comet, Cascade, Chinook e Nugget.

Com exceção de algumas iniciativas ainda pequenas na plantação do lúpulo —incluindo também a serra da Mantiqueira e regiões serranas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul—, o ingrediente é totalmente importado, principalmente de países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e República Tcheca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.