Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Concurso de cerveja bate recorde de inscrições em Blumenau

Maior evento do gênero no país terá mais de 4.000 amostras de 25 estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maior competição do gênero no Brasil, o Concurso Brasileiro de Cervejas corrobora sua mania de grandeza para a edição de 2023, que acontece entre os dias 6 e 8 de março.

Neste ano estão inscritas 4.085 amostras de 565 cervejarias espalhadas pelo país. Em 2022, edição que antes detinha o recorde, foram 3.635 rótulos, o que significa crescimento atual de cerca de 12%. O número de cervejarias, porém, não foi superado —no evento anterior foram 587 cervejarias.

Três copos de estilos diferentes de cerveja. Da esquerda para direita, uma cerveja escura, uma dourada e uma com coloração rosada
Concurso Brasileiro de Cervejas acontece em março, em Blumenau - Divulgação

Se a quantidade de cervejarias diminuiu, elas estão mais espalhadas pelo país. Neste ano, 25 estados estão representados, quatro a mais do que em 2022. Apenas Acre e Roraima estão ausentes do concurso, que concede medalhas de ouro, prata ou bronze para 166 estilos de cerveja diferentes.

"Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para nosso país, diante de tanta representatividade", celebra Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que organiza o evento.

Neste ano o Festival Brasileiro da Cerveja volta a acontecer na sequência do concurso, integrando a Semana Brasileira da Cerveja (www.semanadacervejabrasileira.com.br), no Parque Vila Germânica, palco da tradicional Oktoberfest de Blumenau.

Aberto ao público, o FBC acontece entre os dias 8 e 11 de março, reunindo estandes de algumas das principais cervejas artesanais do país. Os ingressos estão à venda no site Ticket Mais (acesse neste link), a partir de R$ 22 (R$ 11, meia entrada).

No ano passado, a cervejaria gaúcha Alem Bier, de Flores da Cunha, foi a campeã do CBC, com 10 medalhas (4 de ouro). A cervejaria Blumenau (SC) ficou em segundo, com a também catarinense Sabores do Malte em terceiro.

Além da melhor cervejaria, o melhor rótulo entre as 4.085 inscritas ganha o prêmio Best of Show, que neste ano garante a participação nos prestigiados Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e European Beer Star, na Alemanha.

Em um intercâmbio com a Itália, a melhor nos estilos italian grape ale e sour italian grape ale também vão concorrer em um mundial de cervejas do gênero, em solo italiano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.