Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Cervejaria dentro de vinícola no RS é eleita a melhor do Brasil

Alem Bier ganha 10 medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Blumenau (SC)

​Se você buscar na internet o site oficial da cervejaria Alem Bier, vai encontrar as informações na página da Vinícola Monte Reale. Mas não estranhe, a cervejaria nasceu de fato dentro da vinícola, em Flores da Cunha (RS).

Na noite desta terça (8), a Alem Bier foi eleita a melhor cervejaria do país pelo Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, principal premiação do gênero no país. Os gaúchos ficaram com 10 medalhas no total, 4 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

Cerveja da Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), localizada dentro da Vinícola Monte Reale
Cerveja da Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), localizada dentro da Vinícola Monte Reale - Divulgação

Em segundo lugar, repetindo o desempenho do ano passado, ficou a cervejaria "da casa", a Blumenau, com 7 medalhas, 3 delas de ouro. O pódio formado apenas com cervejarias do sul foi fechado pela Sabores do Malte, também de Santa Catarina, com 8 medalhas, 3 de ouro —mas perde para a Blumenau por ter menos medalhas de prata (3 a 1).

"Sabemos o que fazemos, o que cultivamos, mas o resultado [do concurso] foi muito surpreendente. Não esperávamos algo dessa magnitude", celebra Carlo Mioranza, sommelier de cervejas da Alem Bier.

Nascida em 2017, a jovem Alem Bier produz estilos tradicionais, mas aposta em rótulos mais complexos, envelhecidos em barris ou com leveduras selvagens, e se aproveita até da experiência com vinhos. Entre as que levaram medalhas de ouro, por exemplo, estão a Pinot Noir Grape Ale Harvest 2019 (categoria brett beer), a Muscat Brett Saison (specialty saison) e a Moscato Giallo Grape Ale (wild beer).

"Nessa linha de cervejas estamos apresentando algo bem fora da curva no mercado brasileiro. Vários rótulos que ganharam medalhas ainda não estão no mercado", lembra Mioranza, que destaca ainda o clube de assinantes da marca, que recebe rótulos especiais.

Tetracampeã com títulos consecutivos em 2018, 2019, 2020 e 2021, a Cathedral, de Maringá, não participou do concurso neste ano.

Blumenau ganha Best of Show

Em sua décima edição, o Concurso Brasileiro de Cervejas bateu o recorde de amostras inscritas, com 3.635 cervejas provenientes de 587 cervejarias de 21 estados do país.

E a Cervejaria Blumenau ficou com o prêmio Best of Show, concedido ao melhor rótulo entre todos os listados no evento. A campeã foi a CraftLab Grodziskie, cerveja de estilo polonês pouco comum no mercado mundial, feita com malte de trigo defumado em carvalho.

A cerveja faz parte da linha CraftLab da Blumenau, que faz rótulos especiais em edição limitada.

A Catharina Sour Caju e Pitanga, da Unika (Santa Catarina) e a B7, uma experimental india pale ale, da Bragantina (São Paulo), ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, no Best of Show.

"Estamos muito felizes por todos os resultados. Este, especificamente, por conta do alto nível dos juízes e por sabermos que alguns vieram da Polônia, país que deu origem ao estilo Grodziskie", comentou o mestre-cervejeiro Marcos Guerra.

Com jurados de 21 países, a premiação ainda teve tempo de homenagear a ucraniana Lana Svitankova, jurada e cicerone cervejeira. Residente em Zurique (Suíça), Svitankova se emocionou no palco e saiu às lágrimas. Ela aproveitou a passagem pelo Brasil para divulga o projeto Drinkers For Ukraine, que visa arrecadar fundos para a Cruz Vermelha que está atuando em seu país.

Muitas das cervejas premiadas no evento devem ser vistas no Festival Brasileiro da Cerveja, programado para acontecer entre 3 e 6 de maio, na Vila Germânica.

O jornalista viajou a convite da Ablutec, que organiza o Concurso Brasileiro de Cervejas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.