Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Sommelière troca Ambev por brigadeiros com cerveja

Bia Macedo criou em Ribeirão Preto a Beergadeiro, com três versões fixas da guloseima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se existem várias cervejas com notas de chocolate, por que não um chocolate com presença de cerveja? Sim, eles existem aos montes e em pequenas porções também, como na Beergadeiro, que produz brigadeiros com a bebida.

A ideia para a marca foi da sommelière Bia Macedo (sem nenhum parentesco com este humilde blogueiro), que trabalha no universo cervejeiro desde os 19 anos e, em 2017, passou a fazer a guloseima usando cervejas em sua cidade natal, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A sommelière Bia Macedo, da Beergadeiro, que faz brigadeiros com cerveja
A sommelière Bia Macedo, da Beergadeiro, que faz brigadeiros com cerveja - Divulgação

"Entre a ideia e a primeira venda foram 24 horas, e menos de um mês depois levei o brigadeiro para o primeiro evento cervejeiro", conta.

Em 2018, Bia começou a trabalhar na Toca do Urso, dentro da cervejaria Colorado, que pertence ao portfólio da Ambev.

"Ingressei na Ambev como sommelière. Fiquei na Toca por quatro anos e saí de lá como ‘customer experience’, cuidava de toda a parte ligada a experiência do cliente, incluindo tours pela fábrica e agenda de eventos", afirma. Desde o ano passado, Bia resolveu deixar a cervejaria e se dedicar integralmente à vida de autônoma e influencer digital, com a marca Beergadeiro.

São três opções fixas no cardápio: o brigadeiro de chocolate, feito com a cerveja Black Cat, uma black IPA da Invicta; o de café, que inclui na fórmula a Demoseille, uma porter da Colorado; e o de leite Ninho com morango, que usa a doppelbock da cervejaria Walfänger —a unidade custa R$ 6.

Há também versões sazonais, como o brigadeiro com paçoca e a cerveja Demoseille, feito na época das festas juninas. Bia também utiliza a cerveja Black Cat para fazer o beer brownie.

Por enquanto, a produção é caseira e se limita a Ribeirão Preto, sem pronta entrega para outras cidades. Mas também é possível encontrar Bia (e o brigadeiro) em eventos cervejeiros, como na recente edição do All Beers Session, em fevereiro.

Nesta Páscoa, a sommelière/doceira montou caixas especiais e até kits de harmonização —com cerveja e chocolate, obviamente. Para mais informações, veja o perfil @beergadeiro016, no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.