De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Selic juros copom

Voltamos a ser o paraíso dos rentistas; saiba aproveitar

Aplicações conservadoras devem se valorizar 12% em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desejo de Paulo Guedes não foi atendido. As preces dos poupadores foram mais fortes e o Brasil voltou a ser o paraíso dos rentistas. Depois de quatro anos com a taxa Selic abaixo de 10% ao ano, nesse ano de 2022 se espera que aplicações que remuneram a taxa básica da economia se valorizem próximo de 12%.

Esse retorno é superior à rentabilidade média da Selic nos dez anos anteriores a 2017, quando ela se encontrava na maior parte do tempo acima de 10% ao ano.

Para decepção do Ministro Paulo Guedes, o Brasil voltou a ser o paraíso dos rentistas. REUTERS/Ueslei Marcelino - REUTERS

Nos últimos quatro anos, sempre que conversava com algum conhecido, todos se lamentavam que não tinham aproveitado a época "boa" de taxas de juros altas para poupar.

A época "boa" dos juros altos está de volta.

Isso não é motivo de comemoração. No entanto, se você se lamentou por não aproveitar no passado, agora é a hora de aumentar seu nível de poupança.

O gráfico abaixo mostra a evolução da taxa Selic Meta definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nos últimos 15 anos.

Evolução da taxa Selic Meta definida pelo COPOM nos últimos 15 anos.
Evolução da taxa Selic Meta definida pelo COPOM nos últimos 15 anos. - Bloomberg

Hoje a taxa Selic está em 9,25% ao ano, mas a expectativa do mercado é de que ela se aproxime de 13% ao ano em meados do ano.

Tabela apresenta a expectativa do mercado para os próximos movimentos do COPOM implícitas na curva de juros negociada no mercado.
Tabela apresenta a expectativa do mercado para os próximos movimentos do COPOM implícitas na curva de juros negociada no mercado. - Bloomberg

A tabela acima apresenta a expectativa do mercado para os próximos movimentos do COPOM implícitas na curva de juros negociada no mercado.

A primeira coluna mostra as datas das próximas reuniões do comitê. Na segunda coluna se encontra os movimentos esperados pelo mercado. Finalmente, a terceira coluna apresenta a taxa do CDI resultante, considerando que a decisão do COPOM seja como a esperada pelo mercado.

Assim, não procrastine o início de seus investimentos.

Revise seu orçamento e eleve o nível de poupança para aproveitar ao máximo este momento ou você vai se lamentar novamente no futuro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.) ​ ​

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.