De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Com a alta da Selic, descubra qual indexador voltou ao destaque na renda fixa

Títulos e fundos referenciados ao CDI voltam a ser atrativos para o curto prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos anos de 2020 e 2021, aplicações referenciadas ao CDI e à taxa Selic, renderam apenas 2,8% e 4,4% ao ano, respectivamente. Com isso, aplicações referenciadas ao CDI, foram desprezadas nestes dois anos. No entanto, este cenário mudou de forma rápida e o CDI volta a ser uma opção interessante para fazer parte de seu portfólio

Títulos e fundos referenciados ao CDI devem voltar a fazer parte das carteiras dos investidores. Spencer Platt/Getty Images/AFP - AFP

O cenário de baixo retorno das aplicações referenciadas ao CDI começou a mudar de forma mais intensa no segundo semestre do ano passado e deve continuar até o início do segundo semestre deste ano.

Segundo a estimativa implícita nos contratos de juros futuros negociados na B3, o Comitê de Política Monetária (COPOM) deve elevar a Selic pelo menos mais uma vez para 13,25% ao ano na reunião do dia 17 de junho.

Na curva de juros, o mercado ainda espera outro aumento na reunião de 04 de agosto, quando a taxa Selic atingiria 13,5% ao ano.

Este nível de juros é quase o dobro do esperado há um ano. Segundo levantamento da Bloomberg, as curvas de juros de 28/05/2021 indicavam que a taxa Selic estaria agora em 7,5% ao ano.

A surpresa que mudou a visão do mercado e do COPOM veio da inflação mais persistente que o esperado.

Com esta taxa Selic mais elevada, aplicações em CDBs de bancos médios e fundos de crédito privado que rendem entre 110% e 120% do CDI se tornam uma excelente alternativa de aplicação.

A partir de agosto quando a taxa Selic atingir 13,5% ao ano, estas aplicações que rendem 110% a 120% do CDI devem passar a render entre 14,85% e 16,2% ao ano.

Considerando a expectativa de queda da Selic, estimada pelo mercado, a partir do início de 2023, a taxa Selic acumulada pelos próximos 12 meses ainda deve ser superior a 13% ao ano.

Portanto, para prazos de investimento de até um ano, estas aplicações com rendimentos entre 110% e 120% do CDI passam a ser uma das melhores alternativas. Elas podem até ganhar de aplicações prefixadas e referenciadas ao IPCA, disponíveis atualmente no mercado.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.