De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

A maioria das empresas do Ibovespa possui ROE maior que a Selic; descubra as melhores

A rentabilidade medida pelo ROE é um importante indicador de qualidade das empresas do Ibovespa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há algumas semanas escrevi um artigo mencionando que Qualidade é um fator importantíssimo para a seleção de boas ações para investimento. Um dos critérios para se avaliar a Qualidade é a lucratividade (ROE). Seguindo pedidos de leitores, fiz um levantamento de como as empresas do Ibovespa se qualificam neste critério e quais são as mais bem classificadas.

A rentabilidade medida pelo ROE é um importante indicador de qualidade das empresas do Ibovespa. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK509 - REUTERS

Conforme mencionei em meu artigo, para lucratividade, a MSCI considera a rentabilidade das empresas medida pelo ROE (Return on Equity).

Na tradução, o ROE representa a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido (PL) da empresa. O PL de uma empresa é a parcela do balanço patrimonial atribuída ao acionista. Este índice é calculado pela razão entre o lucro líquido da empresa e seu PL.

Embora seja uma medida contábil, ela é bastante acompanhada para avaliação da rentabilidade dos resultados das empresas para o acionista.

Assim, usando a Bloomberg, fiz três levantamentos.

Primeiro, levantei quais empresas nos últimos doze meses apresentaram ROE melhor que a Selic atual. Em seguida, quais empresas foram mais bem classificadas pelo ROE médio nos últimos cinco anos. Por último, quais são as companhias que possuem os maiores ROEs esperados para os próximos doze meses.

Sabemos que a Selic está em 13,25% ao ano atualmente. Este nível de juros é muito atrativo para investimento. Assim, se uma empresa apresenta rentabilidade superior a este patamar, significa que seus resultados são interessantes.

Utilizando o lucro dos últimos doze meses, 50 das 92 ações do Ibovespa apresentaram ROE maior que 13,25%.

Para evitar o viés de apenas um ano, capturei na Bloomberg qual foi a média das rentabilidades das empresas nos últimos 5 anos.

Usando este critério, verifica-se que metade das empresas apresentou ROE superior à Selic atual, nos últimos cinco anos. Importante lembrar que a Selic média dos últimos 5 anos foi inferior a 6% ao ano, ou seja, menos da metade da Selic atual.

Quando buscamos as empresas com ROE médio superior à Selic média dos últimos cinco anos, encontra-se que 75% das empresas batem a taxa básica de juros.

O Ibovespa é criticado por ser um índice mal ponderado, mas, com estes números, é inegável dizer que ele possui empresas de excelente qualidade em sua constituição.

Vamos descobrir quem foram as mais bem classificadas em cada levantamento.

As cinco empresas (ações) com melhor ROE nos últimos doze meses foram: BRKM5, MRFG3, SUZB3, BRAP4 e ASAI3.

Na média dos ROEs dos últimos cinco anos, as cinco empresas de maior destaque foram: BBSE3, CSNA3, MRFG3, HAPV3 e VALE3.

Quando se mede a rentabilidade esperada para os próximos doze meses , as cinco ações com maior ROE são: BBSE3, SLCE3, RRRP3, CSNA3 e PETR4.

Por favor, entenda que isso não quer dizer que estas ações estejam baratas, mas apenas que a empresa possui um dos critérios de Qualidade bem classificados em relação à taxa básica de juros.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.