De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Gestor acredita que Ibovespa pode atingir 150 mil pontos em 2023

A opinião mais isenta sobre o nível de preços da bolsa é encontrada com gestores de fundos multimercados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das melhores maneiras de se atualizar sobre o cenário econômico e perspectivas é assistindo as reuniões mensais dos gestores de recursos. Hoje ocorreram duas interessantes: a da WHG e da SPX Capital.

A opinião mais isenta sobre o nível de preços da bolsa é encontrada com gestores de fundos multimercados. Michael M. Santiago/Getty Images/AFP - AFP

WHG é uma gestora recente, mas com uma equipe muito experiente. Sua apresentação mensal é uma verdadeira aula.

Na reunião de hoje, a WHG deu sua opinião sobre uma questão muito comentada: a bolsa brasileira está barata?

Ao contrário do que diria o senso comum, a melhor forma para entender se a bolsa está barata, não é escutando gestores de renda variável.

A quase totalidade dos gestores de ações, sempre, afirmam que a bolsa está barata ou que há muitas ações com potencial.

Aqueles que dizem que a bolsa está cara não duram nesse negócio. Afinal, qual investidor se manteria aplicado no fundo do gestor que afirma que seu produto está caro?

Para os gestores de fundos multimercados a situação é diferente. Eles possuem flexibilidade de ficar comprado, vendido ou de simplesmente não possuir.

Portanto, a opinião mais isenta sobre o nível de preços da bolsa é encontrada nos gestores de fundos multimercados.

Na reunião de hoje, a WHG explicou qual sua opinião sobre a bolsa americana e a brasileira. A gravação desta reunião está no link abaixo.

Segundo o gestor Andrew Reider, no caso da bolsa americana, o múltiplo Preço/Lucro de 15 não parece elevado, considerando uma média histórica. Entretanto, há risco de revisão nos crescimentos de lucros e esta revisão pode fazer com que o múltiplo suba, podendo levar a novas quedas de preço para ajustar ao múltiplo justo.

Já para o caso brasileiro, Reider faz duas considerações. Primeiro, que a bolsa brasileira não estaria muito barata como muitos argumentam. É preciso fazer o ajuste das empresas de commodities e financeiras que possuem múltiplos mais baixos.

Entretanto, para o Brasil, existe risco das revisões de lucro serem positivas. Estas revisões, junto com um cenário internacional e nacional mais comedido poderia levar nossa bolsa para o patamar de 150 mil pontos em 2023.

Isso representaria uma valorização de cerca de 28% a partir do fechamento de hoje. Sem dúvida, um interessante potencial de alta para o Ibovespa.

Entretanto, é preciso considerar as premissas e os riscos envolvidos nesta projeção. Portanto, a exposição a ações só seria indicada para os investidores com perfil de risco moderado a agressivo e com proporções comedidas no portfólio.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.