De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Selic juros

Descubra se agora é o momento certo de voltar para a Bolsa

Simulo o resultado de se trocar CDI por Ibovespa depois de uma alta forte da Bolsa como a deste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é uma das perguntas que mais tenho recebido, recentemente. Não é à toa. O Ibovespa acumula valorização de 9,78% no mês, até o fechamento desta quinta-feira. Depois de uma valorização como esta, usualmente, se intensifica um sentimento comum a todos os investidores, o medo de estar de fora. Principalmente, quando ouvimos recorrentemente que o mercado estaria barato. Entretanto, será que este é um bom momento para entrar?

O passado mostra que na média, o CDI ganha do Ibovespa depois de altas fortes como a deste mês. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK505 - REUTERS

Parece quase óbvio que o mais recomendado é comprar quando cai e não quando sobe. Entretanto, ver que outros estão ganhando e, talvez, você não esteja gera uma sensação desconfortável.

Usualmente, acreditamos que quando cai, vai continuar caindo e quando sobe, vai continuar subindo.

Entenda, o mercado não se move por causa do passado.

Os dados passados servem para aprendermos com o que pode ocorrer e evitarmos erros.

Talvez você esteja aplicando em um produto referenciado ao CDI ou à Selic e esteja arrependido de não ter aplicado mais em Bolsa ao final de maio. Afinal, a valorização do Ibovespa apenas deste mês é cerca de 75% do que você ganharia no CDI em todo o ano.

Entretanto, será que depois de uma alta de mais de 9% em um mês é um bom momento para se resgatar da renda fixa e se atirar na Bolsa?

O passado pode dizer qual a chance de isto ser um erro.

Neste sentido, vamos avaliar o que ocorreu nas últimas duas décadas depois que o mercado se valorizou mais de 9% em um mês.

Nos últimos vinte anos, o Ibovespa se valorizou mais de 9% em 25 meses. Claramente, este é um evento raro. Só ocorreu em cerca de 10% dos meses neste período.

Fazendo uma conta simplificada, como um ano tem 12 meses, você só deveria esperar que este movimento forte ocorresse em apenas um mês a cada 12 meses. Ou seja, se você perdeu, é preciso muita cautela em acreditar que ela se repita.

Vamos a outra simulação.

Lembre-se você eventualmente está aplicando no CDI e está em dúvida se migra para o Ibovespa agora.

Nas últimas duas décadas, considere que logo depois dos meses em que o Ibovespa se valorizou mais de 9%, você resgatou do CDI e aplicou no Ibovespa. O resultado nos 12 meses seguintes foi que o Ibovespa perdeu para o CDI em -1,76%, na média.

Lembra que o correto é investir quando cai?

Se você fizesse o mesmo movimento quando o Ibovespa caiu 9% ou mais em um mês, na média dos 12 meses seguintes, a troca trouxe retorno superior ao CDI em 3,67%.

Sim, o mercado ainda parece barato e deve se beneficiar com a queda de taxa de juros no longo prazo. Entretanto, a história mostra que você deve ter muita cautela ao se precipitar e investir logo depois de uma alta forte como a que observamos neste mês.

Lembre-se, o mercado não sobe de forma linear e uniforme.

Portanto, se você acredita no potencial futuro do mercado de ações, espere um melhor ponto de entrada, mas entre quando cair.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.