De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inss

Mateus pode não conseguir se aposentar como deseja; entenda a razão

Na série Comento seu Dinheiro, analiso o caso de Mateus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem não pensa em ter uma aposentadoria com uma renda capaz de suprir as despesas e quem sabe até alguns desejos. Contar com a aposentadoria pública do INSS pode não ser suficiente. Mas não basta desejar.

Ter um plano é essencial para atingir a meta de aposentadoria. ORG XMIT: LOCAL1909131918769413 - Núcleo de Imagem

Como disse o autor do livro O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint Exupéry: "Uma meta sem um plano é apenas um sonho."

Desejar e não saber se é possível ou como seria possível é o caminho certo para a frustração.

Saber o que é preciso ser feito para o atingimento do objetivo é importante para traçar um plano de ação de forma a contornar a adversidade.

Foi pensando em ajudar os leitores com seus desafios em finanças pessoais e investimentos que a Folha lançou a série: Comento seu Dinheiro.

Nesta série, eu vou comentar e esclarecer os desafios dos leitores.

Aqueles que me acompanham, sabem que faço um pouco disso aqui no De Grão em Grão, mas agora vamos nos aprofundar ainda mais em sua dúvida.

Ela vai ser mais customizada para você. Para isso, preciso dos detalhes de sua dúvida.

Quanto mais detalhes, mais customizada será a resposta. Vou tentar proporcionar um verdadeiro planejamento financeiro esclarecendo os primeiros passos ou o caminho que deve tomar.

No artigo de hoje, comento o que o advogado Mateus deve fazer para que seu desejo de se aposentar com R$ 10 mil mensais seja possível.

Da forma como ele inicialmente desejava, não é possível. Ele vai precisar fazer alguns sacrifícios. Quer entender por que Mateus pode não conseguir atingir sua meta e o que ele deve fazer?

Confira no novo artigo da série Comento seu dinheiro.

E você também pode ter seu caso analisado. Não se preocupe com o sigilo, pois seu nome completo não será divulgado.

Para enviar sua dúvida, você pode me enviar um e-mail descrevendo o problema e colocando no título: Comente meu dinheiro;

Explico por que é muito importante fornecer os detalhes com um exemplo.

Hoje recebi um e-mail de D Celmara. Ele escreveu apenas o seguinte: " Gostaria de um conselho para investimento. Vou receber 200 mil como parte de herança e gostaria de aplicar por um ano para aguardar um outro valor a receber. Nesse caso, que tipo de aplicação seria mais rentável?"

Para responder essa pergunta, preciso de todos os detalhes. Por exemplo, qual seu objetivo com o recurso, você tem outros investimentos, sua idade, sua renda, suas despesas, se ainda está poupando, seu perfil de risco, qual o horizonte de investimento, ...

A sugestão de investimento para comprar um imóvel em um ano é completamente diferente para quem pretende comprar em 3 anos e é ainda mais diferente para quem pretende se aposentar com o recurso.

Nossa intenção com esta série é proporcionar uma mentoria, esclarecendo as razões para a melhor decisão nos investimentos, os riscos envolvidos no seu portfólio atual e na decisão alternativa.

Acredito que com todo o conhecimento que adquiri nos mais de 25 anos de experiência como gestor de fundos de ações, fundos de renda fixa, fundos multimercados, analista de investimentos em ações e como assessor de investimentos, além da formação acadêmica com mestrado e doutorado em otimização de portfólios poderei te auxiliar e dar subsídios para a melhor decisão em seus investimentos.

Estou ansioso para ler seu caso e esclarecer sua dúvida. Como sempre digo a meus alunos, me fale sua dúvida, pois ela vai ajudar diversos outros nas dúvidas deles. Então, você tem dois benefícios em me escrever: você vai ajudar diversos leitores colocando sua dúvida e ainda vai ter uma mentoria para esclarecê-la.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.