De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Aplicar em previdência privada não significa ser conservador

Nem toda previdência privada é conservadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frequentemente recebo mensagens de leitores se afirmando conservadores e justificando o perfil pelos produtos que investem. Dentre os produtos mais citados para essa justificativa, mas que não refletem um perfil de investidor se destaca a previdência privada.

Nem toda previdência privada é conservadora. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK502 - REUTERS

Sim, não é porque você aplica em previdência privada que você é conservador.

A falha neste pensamento vem do passado. Antigamente os produtos de previdência eram mais regulados, não podiam ter muitos investimentos agressivos e, também, os grandes bancos, muitas vezes, só disponibilizavam para investimento previdências de renda fixa.

Portanto, muitos investidores que no passado só tinham disponíveis para aplicação previdências de renda fixa, ainda acham que hoje só existem previdências de renda fixa. Logo, associam o fato de aplicarem em previdência ao de serem conservadores.

Entretanto, os produtos de previdência privada evoluíram bastante. E hoje existe pouca diferença entre fundos de investimentos (FIs) e previdências privadas. Assim como os fundos, ela é um veículo de acumulação de recursos. A diferença está nos benefícios fiscais que a previdência privada possui.

Logo, assim como os FIs, os produtos de previdência privada podem se enquadrar em perfis de risco desde os mais conservadores até os mais agressivos.

Existem previdências privadas de renda fixa mais conservadora, renda fixa mais arrojada, multimercados e de ações. Segundo a Ambima, 84% dos produtos de previdência são de renda fixa e 16% são produtos com algum nível de risco, como multimercados ou ações.

Já vi investidores que aplicavam em produto de previdência de ações e achavam que o produto era conservador, pois tinha rendido bastante.

O risco não está relacionado ao rendimento obtido no passado, mas à característica do produto. Por exemplo, se você investe em uma previdência privada de ações, não importa que tenha ganhado 25% no ano, ela é um produto que investe em ações e, assim, é agressiva.

Portanto, o veículo previdência privada não tem necessariamente a característica de ser conservador. Apenas se ela investe apenas em investimentos conservadores.

Assim, avalie com cuidado o tipo de produto que sua previdência privada aplica e entenda se está alinhado ao seu perfil. Não é porque você aplica em produto de previdência que você é conservador, mas se é conservador, só deveria aplicar em previdência privada que seja de renda fixa.

Aproveito para chamar a atenção para o artigo dessa semana da coluna Comento seu dinheiro. Nesta série, eu comento e esclareço os desafios financeiros dos leitores. Se você desejar, posso comentar sobre sua dúvida. Para enviar sua dúvida, você pode me enviar um e-mail descrevendo o problema e colocando no título: Comente meu dinheiro;

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.