De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Todos deveriam atentar para este alerta de Buffett

Entenda se você está se comportando como o sábio ou o tolo das palavras de Buffett

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Warren Buffett é hoje o mais reconhecido investidor no mundo. Quando ele fala, todos param para escutar e tentam extrair algum conhecimento que possa ser aplicado. Destes, os mais relevantes não são sobre a compra e venda de ativos que ele fez. Isto ninguém conseguiria replicar. Talvez nem ele mesmo se pudesse voltar no tempo.

Entenda se você está se comportando como o sábio ou o tolo das palavras de Buffett. Spencer Platt/Getty Images/AFP (Photo by SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

Entretanto, alguns ensinamentos em finanças e até mesmo para a vida pessoal podem ser empregados e sem dúvida podem trazer bons resultados ou servir de alerta.

Vi neste fim de semana um deles no livro A Primer for Investment Trustees. Aproveitando, esse livro e alguns outros da coleção do CFA Institute são gratuitos e podem ser baixados na internet.

A frase se encontra no capítulo introdutório. Buffett disse:
Como diz o ditado, o que o sábio faz no início, o tolo faz no fim.

Essa frase nos leva a refletir se hoje estamos sendo sábios ou estamos adiando e seremos os tolos no futuro. Pode ser pensada para vários aspectos nos investimentos.

Quantas vezes você já não pensou: se eu tivesse analisado melhor, não teria entrado neste investimento ou já teria saído. Se eu tivesse planejado melhor, estaria em uma situação melhor hoje. Se eu tivesse poupado mais, estaria com minha aposentadoria garantida.

Tinha lido essa frase no fim de semana ao voltar a folhear este livro. Entretanto, relembrei hoje quando falei com um investidor.

Ele tinha 60 anos, pensava em se aposentar em breve, mas não tinha acumulado quase qualquer patrimônio financeiro. Ele tinha uma casa. Praticamente, esse era seu patrimônio.

Antes que me critiquem, sua situação não era consequência de ter ganhado pouco durante sua carreira. Tem uma renda de R$ 40 mil mensais.

Ele gastou praticamente tudo o que ganhou. Essa foi a razão.

O que adianta você ter um grande imóvel se você não consegue manter ele na aposentadoria?

Tenho certeza de que aqueles que estão lendo esta coluna são sábios. Entretanto, precisa também se comportar como sábio.

Assim, reflita se você está fazendo tudo o que poderia fazer agora em sua vida financeira, de forma que não se comporte como o tolo que só para e pondera quando o futuro vira presente.

Talvez você se pergunte: "mas o que eu deveria fazer agora?"

Ontem falei sobre a metodologia PDCA. O primeiro passo é planejar.

Portanto, sua primeira tarefa deve ser fazer um planejamento financeiro.

Comece com um plano simples e evolua com o tempo a medida em que vai colocando em prática o planejamento e vai seguindo a iteração do PDCA.

Talvez você se pergunte: "mas o que deveria conter em meu planejamento financeiro?"

Nos próximos artigos vou esclarecer um pouco mais sobre os aspectos básicos que você deveria considerar em seu planejamento financeiro.

Convite para que eu analise seus desafios financeiros:

Aproveito para chamar a atenção para o artigo dessa semana da coluna Comento seu Dinheiro. Nesta nova coluna, eu comento e esclareço os desafios financeiros dos leitores. Se você desejar, posso comentar sobre sua dúvida. Para enviar sua dúvida, escreva um e-mail para mim descrevendo o problema com detalhes e colocando no título: Comente meu dinheiro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.