É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor

Projeto promove dia de visitação a unidades de conservação de todo o país

No domingo, 23 de julho, mais de 300 unidades receberão visitantes com diversas atividades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No próximo dia 23 de julho, um domingo, será realizado em pelo menos 300 unidades de conservação de todo o país o evento "Um Dia no Parque", idealizado pela Rede Pró UC, criado em 2018 como forma de valorizar as unidades por meio da visitação e de atividades que visam integrar as comunidades a esses espaços.

Neste ano, o tema do evento será "É hora de cuidar do nosso lar", que orienta ao cuidado, ao voluntariado, ao turismo sustentável e aos benefícios do contato com a natureza, em seus diversos biomas, para a saúde física e mental.

Vista aérea das cataratas do Iguaçu
Vista aérea das cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, um dos participantes do projeto Um dia no parque, no próximo dia 23 de julho - Divulgação

"Conhecer uma Unidade de Conservação, como parques, reservas, refúgios, é uma experiência que se leva para a vida toda", diz a bióloga Angela Kuczach, 43, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do projeto. "A sensação que se tem é de forças renovadas, e ela permanece por muito tempo", acrescenta.

Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do projeto Um dia no parque
Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do projeto Um dia no parque - Arquivo pessoal

Entre as atividades mais oferecidas pelas unidades já inscritas (a lista completa pode ser conferida no Instagram da ação, @umdianoparqueoficial ou no site do projeto), estão trilhas, caminhadas, observação de aves e ciclismo. Mas também podem ser encontrados locais onde se pode ver o nascer ou o pôr do sol, tomar banho de cachoeiras, praticantes de slackline, rapel, palestras de educação ambiental, filmes, mergulho, mutirão de limpeza, entre outras programações.

Se no ano passado, o projeto levou mais de 100 mil pessoas de todas as idades a diferentes unidades, a tendência é que, à medida que as ações são divulgadas, mais visitantes procurem os locais mais próximos. E com um detalhe: se na UC mais próxima não houver nenhuma atividade prevista, o visitante pode criar sua própria ação, e publicar a foto com a hasthag #UmDiaNoParque2023.

O Um Dia No Parque é financiado internamente pelas instituições da Coalizão Pró UCs, formada pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, que também participa do projeto Um dia no parque - Araquém Alcântara

Essa união de forças permite cobrir biomas tão diferentes como o cerrado, a mata atlântica e a amazônia. "É um dia de festa", define Marina Kluppel, coordenadora geral de Uso Público e Serviços Ambientais do ICMBio (Instituto Chico Mendes). "O projeto não só tem nosso apoio, como é nosso convidado, porque contribui para que a sociedade perceba a relevância de nossas unidades para a conservação da natureza e a qualidade de vida de todos", afirma.

"O objetivo é mostrar a importância das UCs, para que as pessoas conheçam, se apropriem e protejam essas áreas que, mesmo próximas, nem sempre são reconhecidas", acrescenta Mariana Napolitano, gerente de Conservação do WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature).

Com elas concorda Mariana Haddad, coordenadora de Projetos do Instituto Semeia, ponderando que "ainda observamos uma série de desafios para fortalecer a visitação nos parques, então, mostrar para as pessoas que esses espaços existem e podem e devem ser frequentados e protegidos por elas é um primeiro passo para que sejam lugares mais convidativos para todas as pessoas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.