Entretempos

Curadoria de obras e exposições daqui e dali, ensaios entre arte, literatura e afins

Entretempos - Cassiana Der Haroutiounian
Cassiana Der Haroutiounian

Um encontro de ritmo e contraste

Ensaio Palavra-Imagem com Mateus Aleluia e Mario Cravo Neto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um Ensaio Palavra-Imagem musical. A voz do grande Mateus Aleluia acompanhada das imagens do também grandioso Mario Cravo Neto. Da série "Instantâneas: música em foto", o Instituto Moreira Salles lança no dia 18 de fevereiro o espetáculo audiovisual "Espírito sem Nome", composto por blocos de uma ou mais músicas de diferentes fases da carreira de Aleluia, vinculados a determinadas séries de fotos de Cravo Neto.

Compositor, percussionista, cantor e contador de histórias, Mateus Aleluia (1943) é um nome central na música brasileira. O artista, nascido em Cachoeira (BA), aproxima os sons sagrados dos terreiros de Candomblé aos ritmos dos sambas de roda, além das tradições de Angola, país onde viveu por cerca de 20 anos. Mario Cravo Neto (1947-2009), fotógrafo, escultor, desenhista e cineasta, criou imagens vibrantes nas quais investigou temas como a religiosidade, a natureza, o gesto e o sagrado. No vídeo, gravado no IMS Rio, sem público, Mateus canta, acompanhado do violão e do atabaque. Durante o espetáculo, as aproximações entre a sua obra e a de Mario Cravo Neto acontecem a partir de diversas camadas. Além da esfera temática associada à terra natal, há diálogos no campo formal. A iluminação do espetáculo, por exemplo, é associada aos jogos de luz e sombra explorados no trabalho do fotógrafo.

foto pb
The Eternal Now, Salvador, 1988 - Acervo Instituto Mario Cravo Neto
foto pb
The Eternal Now, Salvador, 1988, exclusivo entretempos - Acervo Instituto Mario Cravo Neto

"Aliás, para ambos, o candomblé não é uma referência externa, tomada de empréstimo. Trata-se, antes de tudo, de artistas atentos ao seu contexto. Outro aspecto relevante é que mais do que a exibição da foto, busca-se a atmosfera em que trabalhava Mario Cravo Neto, experimentando técnicas e formatos. Assim, sua fotografia figura em vários momentos como fonte para a composição da cena, que se vale de abordagens mais inusitadas e menos hierarquizadas entre as duas artes, tomando a arquitetura do IMS Rio como um terceiro elemento. O vídeo ‘Espíritos sem nome’ é composto por blocos de músicas de diferentes fases de Mateus Aleluia, cada um deles vinculado a determinadas séries de fotos. Vários motivos nos levaram a isso, a começar pelo fato de Mateus nunca tocar uma música do mesmo jeito: estende ou comprime, emenda uma na outra, improvisa vocalizações e levadas no violão." conta Juliano Gentile, curador de música do IMS.

Uma coisa linda, imersiva, de encher os olhos e os ouvidos com tanta potência poética. Eu sou fã dos dois e entrei em um processo de entre-tempo com essa peça audiovisual.

foto pb
The Eternal Now, Salvador, 1988 - Acervo Instituto Mario Cravo Neto

INSTANTÂNEAS: a música em foto
Instantâneas é uma série que revisita o acervo de fotografia do Instituto Moreira Salles a
partir da criação de espetáculos inspirados nas exposições em cartaz. A cada edição é feito
um convite para que artistas mergulhem musicalmente nas fotografias e suas tramas,
experimentando conexões entre som e imagem. Não é a trilha de fundo para a foto, nem a
foto é o pano de fundo de um show. É a busca de um campo intermediário em que as
relações entre uma e outra possam adquirir diferentes formatos, explorando recursos
cênicos, arquitetônicos e audiovisuais.

Lançamento: 18 de fevereiro (sexta-feira), às 12h, no canal de YouTube do IMS.
O espetáculo permanecerá disponível gratuitamente no YouTube e no site do IMS.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.