Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Saiba quem são os juízes auxiliares de Rosa Weber no CNJ

Escolha valorizou experiência, igualdade de gêneros e diversidade cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Rosa Weber adotou os seguintes critérios ao formar sua equipe de juízes auxiliares no CNJ (Conselho Nacional de Justiça): convidou magistrados de várias regiões, com expertise testada; valorizou a igualdade de gêneros e a diversidade cultural.

GABRIEL DA SILVEIRA MATOS, do TJ-MT, será o secretário-geral do CNJ, principal auxiliar. É responsável pelo preparo da pauta. Foi escrevente do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Foi estagiário no gabinete da procuradora regional da República Sylvia Steiner, em São Paulo. Exerceu advocacia privada.

Foi juiz auxiliar do corregedor Francisco Falcão; juiz auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral, no gabinete de Maria Thereza de Assis Moura, de quem foi aluno na Faculdade de Direito da USP. Foi juiz auxiliar e juiz instrutor no gabinete de Rosa Weber no STF. No CNJ, foi juiz auxiliar da corregedora Maria Thereza.

Seu pai, Carlos Alberto Bastos de Matos, foi delegado de polícia, promotor de Justiça e juiz de Direito do TJ-SP (morreu em 2004). É irmão do jornalista Miguel Matos, que dirige o portal "Migalhas".

Quem vai auxiliar Rosa Weber no Conselho Nacional de Justiça
Ministra Rosa Weber, nova presidente do Conselho Nacional de Justiça, e juiz Gabriel da Silveira Matos, secretário-geral do CNJ - STF e Agência Senado/Divulgação

RICARDO FIOREZE (TRT-4) - Será Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica.

CARMEN IZABEL CENTENA GONZALEZ (TRT-4) - Coordenou programa de combate ao trabalho infantil. Foi presidente do TRT-4.

DAYSE STARLING MOTTA (TRF-6) - Atuou na Bahia, em Minas e no Amapá. Foi juíza auxiliar da presidência do CNJ (Toffoli e Fux). Membro da Comissão de Transparência das Eleições.

LÍVIA CRISTINA MARQUES PERES (TRF-1) - Coordenou juizados especiais itinerantes fluviais. Juíza auxiliar da presidência (Toffoli e Fux). Coordenou o Departamento de Pesquisas Judiciárias.

ANA LÚCIA ANDRADE DE AGUIAR (TRF-4) Foi juíza auxiliar na presidência do TSE (Gilmar), do STJ (Noronha) e do CNJ (Fux). Coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias e integrante do Centro de Inteligência do Poder Judiciário no CNJ.

ADRIANA FRANCO MELLO MACHADO (TRF-5) - Foi juíza auxiliar do corregedor Francisco Falcão e juíza auxiliar da presidência do STJ. Foi juíza auxiliar da corregedora Maria Thereza de Assis Moura.

KAREN LUISE VILANOVA BATISTA DE SOUZA PINHEIRO (TJ-RS) Formadora da ENFAM em questões raciais, acesso à justiça e proteção de vulneráveis. Trabalhou na Rede de Atendimento às mulheres encarceradas. Coordenadora do Encontro Nacional dos Juízes e Juízas Negras.

AMINI HADDAD CAMPOS (TJ-MT) Foi juíza auxiliar da corregedoria do TJ-MT. Atuou em defesa dos direitos humanos das mulheres do Afeganistão. Implantou a Vara de Violência Doméstica em Cuiabá.

FABIANE PIERUCCINI (TJ-PR) - Foi juíza auxiliar do TJ-PR. Coordenou implementação das Audiências de Custódia, membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário. Cuidou dos presídios modelo. Ocupou-se da questão da violência doméstica.

TIAGO MALLMANN SULZBACH (TRT-4) - Coordenou o Comitê de Priorização do Primeiro Grau e foi conselheiro da Escola Judicial.

DOROTHEO BARBOSA NETO (TRT-14) - Foi coordenador do Laboratório de Tecnologia para Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro no âmbito da Justiça do Trabalho. Juiz auxiliar da presidência do CNJ. Foi coordenador do Departamento de Gestão Estratégica e do Programa Justiça 4.0

JOÃO MOREIRA PESSOA DE AZAMBUJA (TRF-1) - Foi assessor de ministros do STF. Atuou em varas federais em Goiás e Mato Grosso. Juiz auxiliar da presidência do CNJ desde 2020.

ADRIANO DA SILVA ARAÚJO (TJ-RN) - Foi Defensor Público no Paraná e juiz de Direito no TJ-PE e no TJ-RN. Juiz auxiliar da presidência do CNJ, atua no Departamento de Tecnologia da Informação.

EDINALDO CESAR SANTOS JUNIOR (TJ-SE) Professor de Direitos Humanos e Questões Raciais na ENFAM. Foi membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do TJ-SE.

JONATAS DOS SANTOS ANDRADE (TRT-8) - Foi 1º Tenente do Exército. Membro do Fórum Nacional Fundiário, do comitê de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

OSAIR VICTOR DE OLIVEIRA JUNIOR (TRF-2) - Foi oficial da Marinha e vice-diretor do Gabinete de Segurança Institucional do TRF-2. É secretário de Auditoria do CNJ.

LUIS GERALDO SANT'ANA LANFREDI (TJ-SP) - Foi juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário.

RAFAEL LEITE PAULO (TRF-1) Desenvolveu o Projeto Conciliar é Legal. Membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do TRF-1. Juiz auxiliar da presidência do CNJ, desenvolve projetos de Inteligência Artificial.

JOÃO FELIPE MENEZES LOPES (TRF-3) - Foi membro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Juiz auxiliar e juiz instrutor no gabinete de Rosa Weber no STF.

JOÃO THIAGO DE FRANÇA GUERRA (TJ-MT) - Foi juiz auxiliar da presidência do TJ-AC e do TJ-MT. Participou da implantação do Processo Judicial Eletrônico nos tribunais estaduais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.