Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Veja a lista de juízes que questionam concurso só para mulheres

Magistrados negam linchamento moral; dizem que resolução do CNJ fere direitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os seguintes juízes de direito paulistas impetraram o mandado de segurança que questiona, no Tribunal de Justiça de São Paulo, o ato do presidente da corte, Fernando Antonio Torres Garcia, que determinou a abertura de concurso para provimento de um cargo de desembargador destinado a promoção por merecimento apenas para mulheres:

André Carvalho e Silva de Almeida

Carlos Ortiz Gomes

Celso Alves de Rezende

Diniz Fernando Ferreira da Cruz

Fernão Borba Franco

Flávio Fenoglio Guimarães

Guilherme Ferreira da Cruz

Donizete de Oliveira

Joel Birello Mandelli

Jorge Alberto Quadros de Carvalho Silva

Luís Augusto Freire Teotónio

Márcio Kammer de Lima

Marco Antonio Martin Vargas

Mário Roberto Negreiros Velloso

Michel Chakur Farah

Olavo Paula Leite Rocha

Sulaiman Miguel Neto

Tadeu Picolo Zanoni

Vinicius de Toledo Piza Peluso

Waldir Calciolari

0
Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, na praça Clóvis Beviláqua, no centro de São Paulo. (Eduardo Knapp/Folhapress) - Folhapress

Os impetrantes questionam o efeito concreto da Resolução 525/23 do Conselho Nacional de Justiça.

"O ato concreto está ferindo direito líquido e certo de cada impetrante, uma vez que pelo fato de ser do gênero masculino, está alijado do concurso de promoção, e impedido de exercer o que lhe assegura a Lei Orgânica da Magistratura e a própria Constituição Federal".

Os juízes decidiram impetrar o mandado de segurança mesmo sob o risco de virem a ser alvo de linchamento moral pela simples propositura.

O mandado mostra os limites dos impetrantes, que não teriam alternativa a não ser questionar o tribunal para manifestar o que julgam seu direito.

"Não é possível levar-se a pretensão diretamente ao Supremo Tribunal Federal, porque a ação mandamental não está sendo movida contra o CNJ, e os impetrantes não têm legitimidade para ingressar com ação direta de inconstitucionalidade no STF."

Os juízes ressaltam que "não se está fazendo qualquer censura ao movimento político e social que busca a garantia e efetividade dos direitos e das oportunidades às mulheres, nas exatas medidas em que são dispensadas aos homens, nas diversas atividades da vida".

O mandado cita trechos do parecer do advogado Ives Gandra Martins:

- "Não interessa à sociedade que o magistrado seja menos competente e atenda ao critério de gênero, pois se trata de serviços da mais alta relevância social"

- "O caráter de universalidade das regras de cotas sociais serve para dar igualdade de oportunidades aos seus beneficiários, não tendo o condão de alcançar privilégios ou excluir os incluídos no sistema. É uma regra de igualdade educacional e não de igualdade profissional"

- "Se o merecimento é requisito exigido para o bem da sociedade, pois quanto melhor o magistrado, melhor o serviço prestado, não pode ser prestado, não pode ser superado por um critério que procura beneficiar o gênero, ou seja, para o benefício pessoal do juiz"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.