Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Rio recebe evento com 110 gatos de 18 raças neste fim de semana

Rio Cat Clube terá doação de ração para a ONG Focinhos de Luz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Rio de Janeiro recebe a exposição Rio Cat Clube neste sábado (4) e neste domingo (5), das 10h às 17h, no Clube Hebraica Rio, em Laranjeiras, na zona sul.

O evento reúne 110 gatos de 18 raças diferentes, além do clássico vira-lata.

Entre os destaques está o selkirk rex, felino de pelos enrolados que participa pela primeira vez de uma exibição na capital fluminense. O bichano é originário do estado de Montana, nos Estados Unidos, é brincalhão e tem o apelido de "gato em pele de cordeiro", já que sua pelagem tem aspecto de lã.

"Os selkirk rex são gatos amáveis, sociáveis e carinhosos, e se dão muito bem com crianças e outros pets", afirma Flávio Vicente, presidente do Rio Cat Clube.

Gato da raça selkirk rex de pelagem nas cores branco e cinza, tem os pelos cacheados e está deitado no chão
Os gatos da raça selkirk rex são brincalhões e têm os pelos encaracolados - Eric Isselée/Adobe Stock

Além do selkirk rex, também estará presente o maine coon, chamado de "gigante gentil" graças ao temperamento dócil e ao porte grande. A raça surgiu há mais de um século no Maine, estado no nordeste dos Estados Unidos. Há quem diga que ele é resultado do cruzamento entre guaxinins ("raccoon", em inglês) e gatos de pelo longo da floresta.

Outro gato de destaque será o ocicat, criado na década de 1960 nos Estados Unidos com o cruzamento entre abissínio, siamês e american shorthair. A pelagem tem marcação spotted (com pintas), que lembra a de um gato selvagem. O temperamento desse felino é amigável, ativo e brincalhão.

Todos os animais inscritos no evento participam de um concurso de beleza felina e o público poderá acompanhar a disputa. Três juízes internacionais da Espanha, República Tcheca e França irão eleger os melhores exemplares com base em categorias que consideram raça e faixa etária de acordo com critérios da FIFe – Fédération Internationale Féline.

A entrada é gratuita, mas a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó é bem-vinda —o alimento será destinado à RIO-ABRACE, instituição de apoio a pessoas com câncer.

A mesma quantidade de leite arrecadada será doada em ração pela marca PremieR pet para a ONG Focinhos de Luz, que cuida de animais abandonados.

7ª e 8ª Exposições Internacionais de Gatos do Rio Cat Clube
Quando: sábado (4) e domingo (5), das 10h às 17h
Onde: Clube Hebraica Rio, rua das Laranjeiras, 346, Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro
Quanto: entrada gratuita; não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.
Saiba mais: riocatclube.com

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.