#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Bolsonaristas, que antes menosprezavam, agora celebram a revista Time nas redes

Numa prévia de 2022, bolsonarismo fez mutirão para eleger presidente em enquete online

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta terça-feira (7) a revista Time divulgou o resultado de uma votação feita em seu site sobre quem seria a pessoa mais influente do ano, para o bem ou para o mal. Com 24% dos votos dos leitores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderou a pesquisa. A etapa é preliminar à divulgação da capa oficial, que é escolhida pelos editores da revista e será divulgada na segunda-feira (13). A Folha contou que o destaque de Bolsonaro se deu graças a um mutirão feito por sua base para elegê-lo na enquete.


A Time enfatizou a desaprovação popular ao governo brasileiro e seu manejo econômico, e os posicionamentos de Bolsonaro contrários às medidas de enfrentamento da Covid-19 e o ceticismo diante da vacinação.
Ao fim de 2019, a jovem ativista Greta Thunberg foi eleita Pessoa do Ano, e em 2020, os democratas Joe Biden e Kamala Harris formaram dupla escolhida para a capa. Essas personalidades foram alvo de críticas dos bolsonaristas.

Bolsonaro comemorou no Twitter. "Esperamos que Revista TIME nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar."

Comparações com o ex-presidente dos EUA, que tem grande influência sobre o brasileiro, se destacaram entre as publicações nas redes.

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal e filho do presidente do Brasil, defende que a projeção de seu pai se deve à sua honestidade. Apoiadores do governo endossam a tese, utilizando ataques à oposição, ao STF (Supremo Tribunal Federal), e à mídia como principais estratégias.

Incoerência

Críticos ao presidente, no entanto, apontam incoerência e questionam comemorações de Rodrigo Constantino e da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). Eles haviam se posicionado contra capas oficiais em ocasiões anteriores.

Antes

Depois

Muitos criticaram a base bolsonarista pela comemoração. Usam como argumento comparações do presidente a outras personalidades que já ilustraram a escolha da revista. Entre elas, Adolf Hitler.

Houve quem comparasse a votação a uma enquete do Twitter e reduzisse a atuação de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

Premiação

Bolsonaro aparece dos ombros para cima, esfregando a mão direita sobre o olho.
Bolsonaro durante cerimônia do Dia Internacional Contra a Corrupção no Palácio do Planalto em Brasília. 9 de dezembro de 2021. (Foto: Evaristo Sá / AFP) - AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.