Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Joe Biden e Kamala Harris são escolhidos Pessoa do Ano pela revista Time

'Juntos, eles ofereceram restauração e renovação em uma única chapa', justifica a publicação sobre a dupla democrata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris, foram escolhidos Pessoa do Ano de 2020 pela revista Time.

A dupla de democratas assumirá a Casa Branca em 20 de janeiro de 2021, após derrotar o presidente Donald Trump e seu vice, Mike Pence, nas eleições de 3 de novembro.

capa time Biden Kamala pessoa do ano
Capa da Time com Joe Biden e Kamala Harris, escolhidos Pessoa do Ano - Reprodução

“Juntos, eles ofereceram restauração e renovação em uma única chapa”, justificou a publicação americana sobre Biden e Kamala na reportagem em que anunciou a escolha.

“E a América comprou o que eles venderam: após o maior comparecimento às urnas em um século, acumularam 81 milhões de votos (fora os que ainda estão sendo contados), mais do que em qualquer outra eleição presidencial, superando Trump em cerca de 7 milhões votos e virando cinco estados-chave.”

A revista também ressalta as diferenças de “geração, raça e gênero” entre Biden e Kamala —ele, que é branco e tem 78 anos, será o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, enquanto ela, 56, será a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar a Vice-Presidência.

A dupla promete reconciliar os EUA após os turbulentos anos do governo Trump, mas enfrenta a resistência crescente de alas à esquerda dentro do próprio Partido Democrata. Biden e Kamala também assumirão em meio a números alarmantes da Covid-19, doença que já matou mais de 292 mil pessoas no país, e terão de responder à crise econômica provocada pela pandemia.

Segundo a Time, os outros candidatos ao título de Pessoa do Ano eram Trump, os profissionais de saúde em conjunto com o imunologista Anthony Fauci —principal especialista em doenças infecciosas do governo americano— e o movimento por justiça racial que tomou as ruas dos Estados Unidos após policiais matarem um homem negro asfixiado em maio.


OS ÚLTIMOS ESCOLHIDOS PARA PESSOA DO ANO

2019: Greta Thunberg

2018: 'Os guardiões' (jornalistas perseguidos)

2017: Movimento contra o assédio

2016: Donald Trump

2015: Angela Merkel

2014: Equipes que combatem o vírus ebola

2013: Papa Francisco

2012: Barack Obama

2011: 'O manifestante' (pessoas que protestaram contra líderes autoritários, como na Primavera Árabe)

2010: Mark Zuckerberg

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.