#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Governo da Ucrânia usa memes contra invasão da Rússia

Conta oficial do governo compartilha charge com Hitler e Putin no Twitter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guaratinguetá (SP)

Nenhum conflito armado anterior de tamanha proporção em pleno continente europeu ocorreu em uma era de acesso tão rápido e fácil às informações. A guerra entre Rússia e Ucrânia, decretada na madrugada desta quinta-feira (24), também está ocorrendo em território digital.

Com mais de 730 mil seguidores, a conta oficial do governo da Ucrânia no Twitter vem adotando uma estratégia inusitada de uso das redes sociais para um país sendo invadido: memes como propaganda política.

Enquanto tropas russas avançam sobre territórios ucranianos e civis são bombardeados, o perfil publicou uma charge que retrata o ditador nazista Adolf Hitler segurando carinhosamente o rosto de Vladimir Putin enquanto sorri.

"Isso não é um meme, mas a sua e a nossa realidade no momento", acrescentou o perfil @Ukraine. É a mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e a maior operação do gênero desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003.

A publicação viralizou, soma mais de um milhão de curtidas e mais de cem mil comentários. "Não acredito que estou testemunhando uma imagem que irá para os livros de história", disse o usuário @NationOfEagles.

Mais tarde, a página incentivou os seguidores a marcar o perfil oficial da Rússia e "dizer o que pensa deles". E pediu para que o Twitter removesse a conta do país vizinho da plataforma. "Não há lugar para agressores como a Rússia em plataformas de mídia social ocidentais", diz o tuíte.

Não é a primeira vez que a @Ukraine adota essa estratégia combativa contra a Rússia nas redes sociais. Em dezembro de 2021, em meio ao preâmbulo que levaria à invasão do país, a conta compartilhou um meme sobre "tipos de dor de cabeça". Na imagem, há a indicação de que ser vizinho da Rússia seria o pior tipo.

Em junho de 2020, compartilhou com a legenda "ex tóxico aqui" um post do perfil da Rússia com lembranças "dos bons velhos tempos" em que a Ucrânia integrava a União Soviética.

A estratégia é a criação de conteúdo viral que faz com que o posicionamento geopolítico do país chegue a mais pessoas e sua mensagem política seja transmitida por meio do bom humor.

Ao jornal The Washington Post, a pessoa responsável pela página (que não quis se identificar) definiu o posicionamento da @Ukraine como: "Imagine uma pessoa muito boa que passou por muita coisa no passado, conseguiu superar as dificuldades e desenvolveu esse tipo de humor obscuro e atrevido como defesa. É disso que a conta da Ucrânia trata. Nós rimos diante das ameaças, não porque as subestimamos, mas porque o que mais poderíamos fazer? Deitar e chorar? Lágrimas nunca garantiram liberdade." Os memes, ao menos, chamam atenção.

Acompanhe em tempo real a cobertura completa do conflito entre Rússia e Ucrânia em folha.com/mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.