#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

'Operação Especial e Paz': russos editam capa de clássico de Tolstói diante de censura

Redes sociais reagem à proibição de chamar conflito contra Ucrânia de guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guaratinguetá (SP)

No último sábado (26) o governo russo tomou uma decisão para apertar o cerco informativo sobre o conflito contra a Ucrânia: proibiu toda a mídia russa de chamar a invasão à Ucrânia de guerra. O termo aprovado é "operação militar especial no Donbass", utilizado pelo presidente Vladimir Putin para se referir à invasão em discurso televisionado que deflagrou o conflito na quinta-feira (24).

Os cidadãos russos vêm se manifestando contra a iniciativa do país. Manifestantes violam as leis russas, que proíbem protestos sem autorização prévia, e vão às ruas contra o governo de Putin e sua decisão de invadir a Ucrânia. Segundo a ONG de monitoramento de violência estatal OVD-Info, quase 6.500 pessoas já foram presas nas manifestações.

Nas redes sociais começou a circular um meme que adapta a capa do clássico da literatura russa "Guerra e Paz", de Liev Tolstói, para o termo aprovado pelo Kremlin: "Operação Especial e Paz".

O humor russo segue sendo o melhor, opina o usuário @saltaberdikeeva.

O meme já circula aqui no Brasil.

"Sabia que o título original de Guerra e Paz era Operação Especial e Paz"?

Nova edição especial.

Durante ofensiva em Kiev nesta terça (1º), forças militares russas atingiram nesta uma torre de televisão. O ataque deixou pelo menos cinco mortos e interrompeu a transmissão de canais de TV na Ucrânia. Siga acompanhando em folha.com/mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.