#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Michelle Bolsonaro escreve 'my rusband' e vira 'conje' 2.0

Primeira-dama vira meme após publicação com erro de inglês e internautas lembram de gafe de Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma publicação em vídeo nas redes sociais na noite de domingo (15), a primeira-dama Michelle Bolsonaro abraça uma imagem do presidente ao som de risos e aplausos. Na legenda, ela escreveu: "Olha quem apareceu... My 'rusband'".

O deslize ortográfico em "husband", marido em inglês, lembrou internautas de outro político ligado ao governo Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

Em 2019, o então ministro da Justiça e Segurança Pública falava na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a respeito de violência doméstica. Na explicação, engoliu algumas sílabas e trocou a palavra cônjuge por 'conje'.

O vídeo viralizou e Moro até hoje é chamado de "conje" nas redes.

O sociolinguista Marcos Bagno afirma logo na introdução de seu estudo "Preconceito Linguístico" que "a língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível dele".

Nessa perspectiva, a língua é um fenômeno vivo, sempre em transformação, e aquilo que a norma padrão considera "errado" é frequentemente assimilado pelos falantes. Por exemplo: em português brasileiro raramente (para não dizer nunca) utilizamos o pronome "vós" no dia a dia, substituindo-o por "vocês", embora a gramática normativa não reconheça como "correta" essa variação.

E, assim, o "conje" de Moro perdura até hoje, nem sempre em interações de deboche com o ex-juiz. O deslize, em certa medida, foi incorporado na linguagem informal, aquela do cotidiano, ao menos na internet.

Assim, tirar sarro ou menosprezar alguém por desvios gramaticais incorre naquilo que Bagno chama de preconceito linguístico, muito mais baseado no elitismo do que numa suposta valorização da norma padrão.

Mas, uma coisa é uma coisa, e outra é outra, lembram internautas, e o preconceito linguístico tem um componente social, que não se aplicaria a Michelle Bolsonaro e Sergio Moro, afirmam alguns.

Contudo, como diz a regra, "a internet não perdoa". Com o "rusband" que ecoa o "conje", a primeira-dama virou meme.

Traduções?

Etimologia?

Parte do léxico?

#Análise.

Aulas.

Uma homenagem?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.