#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu América Latina

Meme da URSAL tem revival após vitória de Petro na Colômbia

Esquerda tira sarro do 'fantasma do comunismo'; bolsonaristas o levam a sério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Talvez um dos maiores memes das eleições de 2018, a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) voltou às redes sociais após a vitória de Gustavo Petro nas eleições colombianas neste domingo (19) e a consequente reação do presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e apoiadores.

Tudo começou no debate da Band durante o primeiro turno das eleições há quase quatro anos, quando Cabo Daciolo (hoje PDT, à época Patriota) questionou Ciro Gomes (PDT) a respeito de um suposto plano do Foro de São Paulo para fundar uma espécie de URSS latina, calcada na "nova ordem mundial" e fruto de uma conspiração comunista interamericana.

À época, nas redes, rapidamente a URSAL ganhou um mascote —um ursinho carinhoso vermelho com a foice e o martelo soviéticos na barriga —um hino e um mapa.

Com a vitória de Petro na Colômbia consolidando uma onda de líderes progressistas eleitos na América do Sul, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) publicou em suas redes um mapa em que países que elegeram esquerdistas recentemente são indicados com a foice e o martelo.

Isso bastou para desencadear o revival do meme da URSAL.

A teoria da conspiração de 2018, desta vez, uniu-se a outra mais recente: Ratanabá, "a cidade perdida na Amazônia" que, assim como a URSAL, não existe.

Há, contudo, quem leve o meme a sério e acredite na ideia de que a esquerda pretende criar uma união socialista transnacional. Para seus apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria a única barreira no continente para que a URSAL não se torne realidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.