#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes Séries

Saiba como as críticas de Isabela Boscov viraram febre no TikTok

Usando falas da jornalista, internautas avaliam desde álbuns de divas pop a transporte público de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas redes sociais, todo mundo dá opinião sobre tudo. Mas dar uma opinião pode ser mais atraente se feita de forma criativa. É o que tem acontecido com posts que usam a voz e as expressões de Isabela Boscov, jornalista e crítica de cinema, cujas frases utilizadas em seus vídeos no YouTube viralizaram na internet.

"Eu achei tão bobo, achei tão sem graça, na verdade" é uma das expressões de Boscov que passaram a avaliar lugares, alimentos e novelas, por exemplo, em vídeos curtos do TikTok. De especialista em filmes e séries, a jornalista se viu entendedora de construções e transporte público de São Paulo. Seria a linha 3 vermelha do metrô "uma obra-prima"?

Até álbuns de diva pop, como a Rihanna, foram avaliados por ela.

O que lhe rendeu também uma ação patrocinada com a marca Avon.

Isabela já fazia vídeos no YouTube desde 2008, no canal da revista Veja, onde foi editora executiva e crítica de cinema. De lá saíram algumas pérolas, como na crítica de "Sex and the City 2", em que diz que o filme é "de uma imbecilidade atroz".

Seu próprio canal foi criado em 2015 e vem crescendo mais rápido desde o final de 2021. Em abril de 2022, eram 150 mil inscritos. Em junho já são mais de 360 mil. Boscov atribui a ascensão ao fato de ter virado meme.

Uma mulher branca com cabelos castanhos escuros liso e solto, veste uma blusa preta e está em um fundo escuro com detalhes em verde
Reprodução do vídeo de Isabela Boscov em seu canal no YouTube - Reprodução

Essa explosão dos memes trouxe para o canal um público muito mais jovem do que o do ano passado, de acordo com dados do canal analisados por Boscov, o que a surpreendeu. "Não é esperado, não é o comum na maneira como o algoritmo e a audiência do YouTube funcionam, que as pessoas procurem vídeos de pessoas que estejam muito fora do esquema delas. E eu estou fora do esquema de uma garota ou garoto de 16 anos", afirma a jornalista.

Parece que não mais. Internautas que acompanham o trabalho de Isabela criaram acervos no TikTok, onde soma mais de 121 mil seguidores, e no Twitter. Pedro Cardote, 22, administra o perfil Acervo Boscov, que tem mais de 41 mil seguidores. "Eu fiquei bem assustado [com o tamanho], não é uma coisa que você espera", diz Cardote, que criou o perfil no final de 2021.

Em suas maratonas de vídeos da Boscov, ele seleciona os melhores trechos, com frases engraçadas e espontâneas, edita e publica. São com esses cortes que as pessoas avaliam o que quiserem.

Para a jornalista, a proximidade com o público jovem mostra que a ideia de que as pessoas só se comunicam com quem é parecido com elas não tem tanta força assim. "Quando você tenta comunicar de maneira honesta e faz com prazer, talvez essas barreiras se tornam menos importantes. Se eu tentasse fingir que estou jovem, seria um fracasso."

O que Boscov sempre tentou fazer foi dar um clima de conversa para suas críticas. Ciente de que nem todos possuem os mesmos repertórios, ela acredita que todos são capazes de debater sobre um filme. Em seus vídeos, nas quais raras vezes faz roteiro, ela fala de forma espontânea, às vezes até ácida. "Sou meio veemente mesmo na maneira como falo nos vídeos", diz. "Essa é a maneira quando estou com meus amigos e minhas irmãs."

Os pedidos daqueles que acompanham o canal começaram a crescer e se relacionam com o que está bombando no momento. A crítica da série "Heartstopper", da Netflix, foi muito pedida pelos internautas e Boscov a fez quando estava de férias. O mesmo aconteceu com o filme "Morbius", que ela não tinha a menor intenção de assistir, mas fez o vídeo e resultou em um dos mais vistos do canal.

Mas Boscov procura o equilíbrio para não ficar refém dos pedidos e não perder a essência do canal. Como crítica em um ambiente em que circulam muitas opiniões, ela afirma tentar manter a autenticidade. "As pessoas não vão confiar mais que eu estou sendo sincera na minha opinião como a maior parte confia hoje em dia", afirma.

Ainda assim, está em seus planos criar uma conta no TikTok para explorar mais seu conteúdo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.