#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes

Vestidos clássicos viram memes após polêmica de Kim Kardashian

Socialite está sendo acusada de danificar peça usada por Marilyn Monroe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mais recente meme da internet tem como protagonista uma peça de roupa que marcou a história. Figurino da socialite Kim Kardashian durante o MET Gala deste ano, o vestido que Marilyn Monroe usou ao cantar "Happy Birthday", nos 45 anos do presidente John F. Kennedy, há seis décadas, voltou a ficar sob os holofotes.

Avaliado em US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 25,5 milhões), o museu Ripley's Believe It Or Not emprestou o item à Kardashian, o já havia causado polêmica. Agora, Kim está sendo acusada de danificar o item histórico. O perfil The Marilyn Monroe Collection publicou supostas imagens do antes e depois do vestido ser usado por ela.

Captura de tela mostra peça antes e após uso da socialite Kim Kardashian
Vestido de Marilyn Monroe após uso de Kim Kardashian - Reprodução/Redes sociais

'É um pedaço de história'

Além de gerar uma discussão sobre o valor histórico e memorial que a peça carrega, o caso abriu espaço para retomar memes das últimas duas décadas.

As redes sociais revivem histórias protagonizadas por vestidos ou pessoas que marcaram um período sob alguma versão da peça, a transformando em uma referência popular. Das divas do pop Britney Spears, com seu vestido todo jeans, em 2001, ou Lady Gaga com sua peça de carne, em 2010, vestidos icônicos aparecem acompanhados do texto "‘É só um vestido’...Não! É um pedaço de história".

Personagens brasileiras também protagonizam memes do vestido, como a Grávida de Taubaté, responsável por enganar o Brasil ao fingir uma gravidez múltipla em 2012, e Geisy Arruda, vítima de machismo na Uniban, em São Paulo, sob acusação de "desrespeito à dignidade acadêmica e à moralidade" devido ao tamanho de seu vestido. Mais de uma década depois, suas roupas em diferentes tons de rosa são reconhecidos à primeira vista.

De que cor é esse vestido?

O vestido que ninguém sabe se é branco e dourado ou preto e azul voltou. Ele, que também viralizou pelas mãos de Kim Kardashian, que perguntou aos seus seguidores no Twitter em 2015 de qual cor o enxergavam, rendeu até explicação científica do motivo pelo qual cada um o veria diferente.

Em tom mais descontraído, mas com apelo nostálgico, filmes e séries queridos dos anos 1990 e 2000 ganharam homenagens. "É melhor a Kim Kardashian nem pensar nesse vestido", escreveu uma usuária do Twitter sobre um figurino da série Hannah Montana. Um vestido preto usado pela personagem Maddy, de Euphoria, que retoma o estilo de roupas usadas nesta época, também ganhou espaço na brincadeira, apesar de ser recente.

Ações ou produções características, como o challenge feito com a música Envolver, hit da cantora Anitta, e o rabo de cavalo alto frequentemente usado pela cantora Ariana Grande, aparecem nesse movimento, indicados como icônicos. "Não é só uma dancinha do TikTok", escreveu outra usuária do Twitter.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.