#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter

Perfil no Twitter reúne 'restaurantes aleatórios' ao redor do mundo

Abastecido por robô, Random Restaurants faz sucesso nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Escolha um lugar. Qualquer lugar no mundo que você conseguir imaginar. Você consegue descrever como seria a comida em um estabelecimento comum por lá?

Para alimentar seus devaneios, a conta "Random Restaurant" (@_restaurant_bot no Twitter ) pode ser a melhor opção. É um perfil abastecido via bot, ou seja, um robô escolhe imagens do Google postadas por usuários comuns em avaliações ou usando as localizações em redes sociais.

Europa, Ásia, África, América, Oceania. Todos os continentes estão por lá.

O perfil, que tem 66 mil seguidores, foi criado pelo programador Joseph Schoech (@on3ness no Twitter) em meio ao tédio da quarentena decretada pela pandemia em 2020. Ele credita o sucesso da conta não apenas às fotos da comida, mas aos elementos que revelam a cultura de diferentes locais.

"Restaurantes são cultura, não apenas a comida, mas a arquitetura, as pessoas e seus cortes de cabelo. Não sei se a paisagem é cultura, mas, mesmo assim, é atrativo. A maioria das coisas culturais que vemos online passam por alguma curadoria, mas isso não. Você tem coisas diferentes do que veria geralmente", disse ao site Mashable.

Todos os países estão inclusos na conta, mas Schoech confessa que os que fazem suas comidas favoritas têm o dobro de chance de aparecer no perfil. São eles: França, Estados Unidos, Espanha, Itália, Taiwan, Vietnã, México, Portugal e Coreia do Sul.

Vários restaurantes brasileiros já figuraram entre os posts aleatórios da página. Veja alguns exemplos, dos mais "gourmets" aos estabelecimentos mais simples:

Procurando um SambaryLove?

Como as fotos são escolhidas aleatoriamente, é possível ver pequenos fragmentos da vida real, em meio a conteúdo tão editado e escolhido a dedo das redes sociais.

Uma sala de espera de hospital?

Bela escada do Subway na cidade de Torres - RS.

É bom poder ver a comida como ela realmente é, não é mesmo?

Não sabemos ao certo se essa é realmente a fachada do Catupirella.

Pastelaria, pizzaria e hamburgueria?

É o puro suco de Brasil.

Um poste também, por que não?

Visite o perfil @_restaurant_bot para viajar no universo gastronômico. Mas não nos responsabilizamos por nenhum pedido feito por aplicativo de delivery!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.