#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Vídeos em que Bolsonaro imita pessoas com falta de ar voltam a circular nas redes

'Queria que botasse no ar eu imitando falta de ar', afirmou; vídeos voltaram a circular nas redes após declaração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

Vídeos que mostram o presidente Jair Bolsonaro (PL) imitando pacientes com falta de ar durante a pandemia voltaram a circular nas redes sociais na noite desta segunda-feira (22), após entrevista ao Jornal Nacional com candidatos às eleições 2022 (Ciro Gomes, Lula e Simone Tebet também serão entrevistados).

A jornalista Renata Vasconcellos abordou o assunto. "Agora, candidato, sobre o seu comportamento com as frases que eu mencionei, imitando pacientes com falta de ar, muitos viram isso como sinal de falta de compaixão, falta."

Bolsonaro respondeu: "Eu queria que você botasse no ar essa... Eu imitando falta de ar. Realmente..."

A apresentadora, então, afirmou. "Mas por falta de compaixão... "

O diálogo segue abaixo:

[Jair Bolsonaro]: Ah, bom! Então começou a mudar. Você começou a mudar.

[Renata Vasconcellos]: Desculpe, só para eu completar a minha frase: muitas viram isso como uma falta de compaixão, de solidariedade com os doentes, com as vítimas, os parentes das vítimas. O senhor se arrepende?

[Jair Bolsonaro]: A solidariedade, eu me manifestei conversando com o povo nas ruas, visitando a periferia de Brasília, vendo pessoas humildes que foram obrigadas a ficar em casa sem ter um só apoio do governador ou prefeito. Isso que aconteceu.

Logo após o fim da entrevista, internautas resgataram vídeos nas redes sociais que mostram o presidente fazendo as imitações. A primeira foi feita durante uma live em março de 2021, quando o presidente defendia um suposto tratamento precoce contra a Covid e criticava as medidas sanitárias adotadas pelo então ministro da Saúde Henrique Mandetta.

Bolsonaro e intéprete imitam pessoa com falta de ar
O presidente Jair Bolsonaro (PL) imita pessoa com falta de ar durante live em março de 2021 - Reprodução

"Tu segue aí a receita do ministro [Henrique] Mandetta. Tu vai pra casa, quando você estiver lá [imita pessoa com insuficiência respiratória], aí tu vai para o hospital. O cara que está sentindo falta de ar vai para o hospital para fazer o quê?", questiona o presidente.

Em 6 de maio de 2021, o presidente repetiu os gestos durante uma live em que fazia novas críticas a Mandetta.

"Mandetta é aquele cara que condena a cloroquina e fala aquela coisa para você. Fica em casa e quando estiver sentido falta de ar... [imita pessoa com insuficiência respiratória] você vai para o hospital para fazer o que, para tomar o quê? Se não tem remédio com comprovação científica? Para ser entubado", disse.

O próprio presidente compartilhou em seu perfil no Twitter um vídeo com o trecho da sua entrevista no telejornal e com o momento em que faz a primeira declaração sobre os pacientes com Covid. Bolsonaro se defendeu dizendo que, na ocasião, tentava "denunciar o protocolo Mandetta" e defender os pacientes infectados.

"Na ocasião em que Renata [Vasconcellos] diz que sumilei falta de ar por deboche, eu estava DENUNCIANDO o "Protocolo Mandetta", que só recomendava ir ao hospital após sentir falta de ar. Foi justamente o contrário: EU DEFENDI ESSAS PESSOAS. Quem mandou ficar em casa é que desprezou suas vidas!", diz o post do presidente.

"Sempre defendi que os médicos tivessem autonomia para tratar seus pacientes, bem como que as pessoas procurassem um profissional de forma precoce, assim como é recomendado ao sentir qualquer sintoma de qualquer doença, quando as chances de recuperação são maiores", conclui.

O kit Covid defendido por Bolsonaro não possui qualquer eficácia contra Covid, como demonstrado por pesquisas.

A falta de ar é um sintoma comum em pacientes com quadros graves de infecção pelo coronavírus podendo levar a complicações e à morte. Nesta segunda (22), a Covid-19 matou 159 pessoas, somando 682.746 vidas perdidas ao todo no país desde o início da pandemia.

Erramos: o texto foi alterado

O título original ("Bolsonaro imitou pessoas com falta de ar, ao contrário do que disse no ​​​JN") estava errado. O presidente não negou expressamente ter imitado pessoas com falta de ar. A jornalista Renata Vasconcellos afirmou: "Agora, candidato, sobre o seu comportamento com as frases que eu mencionei, imitando pacientes com falta de ar, muitos viram isso como sinal de falta de compaixão". E Bolsonaro respondeu: "Eu queria que você botasse no ar essa... Eu imitando falta de ar. Realmente....." O título foi alterado para "Vídeos em que Bolsonaro imita pessoas com falta de ar voltam a circular nas redes".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.