#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Chegada do coração de Dom Pedro 1º ao Brasil gera críticas ao governo e piadas na internet

Internautas reclamam de gastos com recepção do órgão ante outras prioridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta segunda-feira (22), Brasília recebeu o coração de Dom Pedro 1º para uma série de eventos em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Há dois séculos, o monarca português declarou o desvinculo da então colônia. Foi a primeira vez em mais de 180 anos que o coração de Dom Pedro deixou Portugal, trazido ao Brasil pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Um homem carrega o coração de Dom Pedro 1º, monarca português que declarou a independência do Brasil de Portugal há 200 anos. - Adriano Machado/Reuters

Nas redes, internautas criticam a iniciativa de trazer o órgão.

"Trazer um coração morto há quase 200 anos para comemorar a independência do Brasil é a cara desse governo. Uma eterna ode a um passado idealizado e mentiroso; uma deferência a símbolos que não significam nada. Em vez de festejar um futuro melhor, ficamos no retrovisor", escreveu um perfil.

Outros apontam características coloniais da ação, chamando-a de macabra, e questionam como este comportamento seria visto se partisse de uma cultura indígena. "E se fossem indígenas guardando o coração dissecado de um monarca por centenas de anos e transportassem ele de cima para baixo com honraria?"

"Seria muito mais bonito e representativo levar uma muda de Pau-Brasil para ser plantada em um local simbólico, representando o recomeço, a vida, a natureza e o próprio nome da nação", sugeriu um tuíte.

Usuários usam o coração do imperador como forma de criticar diretamente o governo Bolsonaro.

Perfis questionam o motivo da comoção. "Essa cena toda por causa de um coração veio podi?"

Outros fazem piadas com temas como o amor e a repercussão da chegada do órgão ao Brasil.

Crédito Vunerável Irmandade Ordem da Lapa

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.