#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu instagram Meta Facebook

Instagram testa ferramentas que dão mais controle a usuários sobre publicações sugeridas

Rede sofreu críticas por aumentar recomendações de perfis de desconhecidos e imitar recursos do TikTok

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

O Instagram testará duas novas ferramentas que prometem dar mais controle aos usuários em relação a conteúdos sugeridos na rede.

O anúncio ocorre um mês após a plataforma sofrer uma onda de reclamações sobre o número de anúncios e de vídeos de desconhecidos que vinha sendo exibido no app —o que culminou no recuo temporário de sua ofensiva sobre o rival TikTok.

Na ocasião, perfis de influenciadores como o da americana Kylie Jenner viralizaram ao criticar a tentativa do Instagram de imitar ferramentas do app chinês. "Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok", dizia um dos posts.

Em resposta, a Meta, dona da rede, informou que diminuiria em todo o mundo os testes de tela cheia e as recomendações de desconhecidos.

Nesta terça-feira (30), a rede disponibilizou, de forma experimental, o comando "Não tenho interesse", que permite aos usuários ocultar de uma só vez várias fotos e vídeos sugeridos na aba Explorar, onde ficam agregadas as contas recomentadas por meio de inteligência artificial.

Uma outra versão do controle já estava disponível para posts recomendados no feed.

Mecanismo "não tenho interesse" do Instagram
Imagem mostra como acionar o controle "Não tenho interesse no Instagram" - Reprodução/ Instagram

A ação pode ser feita selecionando o menu de três pontos ou clicando no "X" que aparece no canto direito do post sugerido. Após o uso do comando, conteúdos similares deixarão de aparecer na aba, diz o anúncio.

Já a segunda ferramenta em testes possibilita que postagens recomendadas sejam omitidas por conter determinadas palavras, frases ou hashtags, pré-selecionadas pelos próprios usuários.

"É importante para nós que você se sinta bem com o tempo que passa no Instagram. Por isso, estamos sempre trabalhando em maneiras de aumentar seu controle sobre o que vê", diz a rede em seu site.

O Instagram personaliza os feeds, ou seja, classifica e prioriza os conteúdos na rede, por meio de mecanismos de inteligência artificial que calculam a probabilidade do usuário realizar interações com as publicações. "Quanto maior a probabilidade de você realizar uma ação (e maior a importância que atribuímos a ela), maior a chance de uma publicação aparecer no topo do seu feed", afirma a plataforma.

Para oferecer perfis de possível interesse, o Instagram leva em conta o histórico de comentários, curtidas, compartilhamentos, além do tempo dedicado à visualização dos posts e cliques nas fotos de perfis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.