#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Site pró-Bolsonaro é agora contra Bolsonaro

Endereço está registrado no nome de Gabriel Baggio Thomaz desde 25 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O domínio bolsonaro.com.br —antes um site dedicado à divulgação de ações do governo de Jair Bolsonaro (PL) —passou a ser usado como repositório de críticas ao presidente. O endereço está registrado no nome de Gabriel Baggio Thomaz desde 25 de janeiro deste ano e o conteúdo do site foi alterado pela última vez em 11 de agosto, de acordo com a ferramenta Whois.

O conjunto do material, intitulado "Ameaça ao Brasil", reúne ilustrações satíricas e textos com diversos hiperlinks para notícias de jornais.

Imagem destaque do site bolsonaro.com.br mostra caricatura de Jair Bolsonaro (PL) como Hitler, cercado por vacas
Imagem destaque do site bolsonaro.com.br mostra caricatura de Jair Bolsonaro (PL) como Hitler, cercado por vacas, em referência ao apelido pejorativo dado a seus apoiadores: "gado" - Reprodução

Na seção chamada "corrupção generalizada", por exemplo, um texto não assinado diz: "Conhecido como a 'Tchuchuca do Centrão', Bolsonaro entregou os cofres do país a políticos corruptos para se firmar no poder, sem deixar de enriquecer sua própria família", remetendo o usuário para notícias de diversos veículos jornalísticos sobre o chamado orçamento secreto, a compra da vacina Covaxin, o "laranjal" do PSL, entre outros casos.

Há ainda seções como "política da morte", "enfraquecimento do Estado de direito", "aliciação das Forças Armadas" e "subserviência a potências estrangeiras".

O site ainda afirma que "a estratégia bolsonarista segue o manual neofascista para enfraquecer a democracia" e equivale Bolsonaro a outros líderes autoritários do mundo, como o venezuelano Nicolás Maduro e Viktor Orbán, da Hungria. Em comum entre eles, diz o texto, está a prática contínua de corroer "as instituições, leis, e restrições políticas aos poucos, destruindo a democracia".

Um dos primeiros usuários nas redes a divulgar as mudanças no site foi o humorista Antonio Tabet, um dos fundadores do Porta dos Fundos, que compartilhou a nova versão do site em seu Twitter ainda na noite de terça (30).

A vinculação entre o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), a perda do site e a ideia de que "esqueceu" de renovar o pagamento alçaram o apelido do filho do presidente, "Carluxo", aos assuntos do momento no Twitter.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.