#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Protagonista do meme "Bora, Bill!" vive fama repentina e vê frase virar bordão bolsonarista

Técnico de futebol do Ceará tem expressão viral repetida por celebridades e até pelo presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

Há duas semanas, o técnico de futebol amador José Welbi Morais, 40, vive o choque da fama repentina após viralizar em um vídeo que mostra um jogo de futebol de várzea no Ceará.

Nas imagens, Bill, como é conhecido, aparece à beira de um campo enquanto é provocado por um narrador que brinca com o seu nome e com familiares do cearense. "Bora, Bill! Bora fi do Bill! Ali é a mulher do Bill". O treinador olha para a câmera algumas vezes, claramente irritado com os gritos.

As cenas se espalharam pelas redes sociais e viraram meme. No Youtube, o vídeo original publicado pelo canal TV 100 Futuro, em 5 de agosto, tem 2,7 millhões de visualizações e mais de 3 mil comentários.


A frase "Bora, Bill" ganhou versões em músicas, foi citada por jogadores famosos e artistas do sertanejo como Leonardo e Maraisa e virou bordão de campanha de políticos bolsonaristas.

"Até hoje a ficha não caiu ainda do que eu estou vivendo, do que eu estou passando, sabe?", conta Bill, que atribui o sucesso do vídeo ao engajamento de celebridades como Neymar.

A expressão foi inventada pelo primo do cearense, Josiano Morais, 26, que narra o vídeo viral e é fundador do canal TV 100 Futuro, responsável pela transmissão de partidas amadoras na Internet. Josiano conta que costumava brincar com o primo muito antes de a expressão ficar famosa, sempre com o intuito de irritar o parente.

Com a repercussão, Bill conta que passou a ser reconhecido nas ruas e que tem viajado para dar entrevistas a jornais e TVs, além de fazer participações em eventos. No início de setembro, ele foi convidado pelo TikTok para conhecer o Rock in Rio e gravar uma paródia do vídeo viral durante o festival.

Bill também foi convidado para conhecer as instalações do Flamengo e assistiu à semifinal da Copa do Brasil entre o clube carioca e o São Paulo, na quarta-feira (14).

"Na hora que a minha foto apareceu no telão e geral lá no Maracanã gritando ‘bora filho do Bill, bora mulher do Bill’, foi massa demais. É um negócio que não tem como a gente explicar, [fiquei] muito emocionado", conta.

Apesar de atuar como treinador do Andrade Sport, time de várzea local, o futebol ainda é um hobby para o cearense, que na verdade trabalha como vigilante e vendedor de animais e produtos domésticos em Betânia, no interior do Ceará, onde mora com a família e os três filhos. Com a fama, ele espera melhorar as condições de vida da família e da comunidade.

"Eu não eu sou o cara que quer que as coisas aconteçam só para mim. [Independente] de onde eu chegar, vou saber dividir bem [o que conseguir] com o pessoal, porque onde eu moro é pobreza e carência mesmo", conta.

Bill diz que no momento sonha com uma carreira de treinador de futebol de divisões de base ou de influenciador. Nos perfis do Instagram (488 mil seguidores), do Twitter (15 mil) e do Tiktok, ele tem investido em vídeos bem-humorados que mostram os bastidores da nova vida movimentada. "A gente é brasileiro, é nordestino. Enquanto a gente não consegue realizar, a gente vai sonhando", afirma. O cearense conta que no momento negocia "parcerias de negócio", mas não revela maiores detalhes das propostas.

Nos últimos dias, o bordão de sucesso tem sido usado em peças de campanha de candidatos bolsonaristas nas redes e foi citada até pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em um vídeo publicado no domingo (20), o presidente aparece gritando a frase ao lado do ex-ministro e candidato a senador por Pernambuco Gilson Machado (PL). Ao fundo, ouve-se uma música que contém a expressão.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao Governo de SP, também fez posts nas redes em que cita o meme. "Até o Bill, a mulher do Bill e o filho do Bill já sabem: É Tarcísio no segundo turno! Bora desenrolar São Paulo!".

Fabiano Guimarães (Republicanos), que atuou como intérprete de Libras de presidente e é candidato a deputado federal pelo DF, usou o bordão para convocar seguidores para uma carreta.

Apoiadores do presidente também têm feito vídeos usando a expressão.

A reportagem tentou contato com Bill através de sua assessoria para saber o que ele pensa do uso do meme para fins políticos, mas não obteve resposta até o momento da publicação. Josiano Morais, primo do vigilante e autor do bordão, afirma que não se incomoda com a utilização da frase pelas campanhas. Ele também diz que não acompanha política e que não declara voto em nenhum candidato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.