#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaristas 'dão o troco' e comemoram recorde de presidente em podcast

Impulsionado por apoiadores, Bolsonaro alcançou mais de um 1 milhão de espectadores e bateu marca de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após o sucesso de Lula no Flow, foi a vez da militância digital de Jair Bolsonaro testar sua musculatura e projetar força à campanha do presidente.

A entrevista do mandatário ao podcast Inteligência Ltda na noite desta quinta (20) alcançou, em 20 minutos, mais de um 1 milhão de espectadores simultâneos no Youtube —superando o recorde obtido pelo petista apenas dois dias antes.

Em pouco mais de uma hora de transmissão, a live marcou 1,7 milhão de acessos.

É mais uma capítulo na "guerra de engajamento" protagonizada pela militância dos presidenciáveis. Embora não se traduza necessariamente em números nas urnas (ou nas pesquisas), a participação em programas de podcasts tem sido encarada pelas campanhas como uma forma de atingir bolhas, e pelos militantes como um atalho para influenciar o debate, especialmente no Twitter, e marcar pontos no "Fla x Flu" das redes.

Na terça (18), foi Bolsonaro o destronado —após seu recorde anterior, de 550 mil espectadores durante particação no Flow em agosto, ter sido superado por Lula.

A marca do presidente em agosto, por sua vez, havia ultrapassado os 292 mil espectadores que Lula reuniu no podcast PodPah, em dezembro de 2021.

Assim como foi no caso do petista nesta terça, apoiadores do presidente divulgaram intensamente a entrevista ao Inteligência Ltda. No decorrer do programa, a hashtag #BolsonaronoInteligência foi impulsionada e ficou como a mais comentada no Twitter. Outros termos como "Mais de 1 [milhão]" e "Não sou um robô" também estiveram entre os mais replicados.

Com o sucesso de audiência, apoiadores do presidente fizeram posts exaltando a live.

"Robôs não dão like": Muitos apoiadores fizeram posts apontando que o número de curtidas na transmissão —que chegou a 2,1 milhão ao fim do programa —é prova de que a audiência não foi impulsionada artificialmente.

Houve também provocações ao deputado federal André Janones (Avantes-MG), articulador informal da campanha de Lula nas redes e um dos principais divulgadores da participação do petista no Flow.

Alguns posts reproduziam uma mensagem falsa em que o parlamentar dizia estar disposto a renunciar no caso do recorde de Lula ser quebrado. Os termos "Danones" e a hashtag "RenunciaJanones" foram impulsionados por bolsonaristas com a repercussão do programa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.