#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Jingle de Lula com artistas é visto por bolsonaristas nas redes como volta da 'mamata'

Governo Bolsonaro aprovou cinco dos 20 projetos mais caros da história da Lei Rouanet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perfis nas redes sociais atacam artistas e a Lei Rouanet após campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançar nesta terça-feira (25) um vídeo que reúne artistas e influenciadores sob o coro do famoso jingle petista "Sem Medo de Ser Feliz". No vídeo divulgado nas redes do PT, um grupo de pessoas aparece de branco, ao lado do candidato à presidência e de sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, cantando "Lula lá".

Perfis contrários à sua candidatura tentam relacionar posicionamentos de artistas favoráveis a Lula ao uso da Lei Rouanet. Para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, um dos problemas centrais da cultura é a Lei Rouanet. Desde a campanha presidencial, Bolsonaro dizia que iria acabar com uma suposta "mamata" de artistas e "democratizar" a verba.

No entanto, o governo de Jair Bolsonaro aprovou cinco dos 20 projetos mais caros da história da Lei Rouanet, segundo os valores disponíveis no Salic, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, e corrigidos pela inflação.

Em junho deste ano, uma reportagem publicada na Folha mostrou que a Controladoria-Geral da União apontou série de irregularidades na gestão da lei também sob seu governo. O que a gestão da Secretaria Especial da Cultura afirmou ao órgão de controle é que a implementação de um sistema chamado Sistema Integrado de Cultura, o SIC, ajeitaria o passivo imenso de análises e uma série de outros problemas identificados no relatório. A mesma secretaria paralisou o andamento do projeto.

A cantora Daniela Mercury é citada em publicações no Twitter por ter sugerido em suas redes que iria telefonar para eleitores indecisos na tentativa de convencê-los a votar no petista.

Tuítes lembram a iniciativa da artista, que aparece em vídeo fazendo algumas ligações.

Perfis dizem que artistas da Globo querem o dinheiro da Lei Rouanet "de volta". "Nem que para isso um ladrão seja eleito presidente", escreveu um. Outro diz que a Lei nunca deixou de auxiliar a classe artística, mas que teria sido regulamentada para favorecer todos os artistas. "Lula lançou clipe só com os atores da Globo, os famosos por mamarem na teta do governo com a Lei Rouanet", tuitou um terceiro.

Publicações do perfil AdvEduBrasil tentam relacionar a Lei Federal de Incentivo à Cultura à performance com cena de perscrutação anal protagonizada por oito atores nus, em 2011.

A relação entre a lei e a peça "Macaquinhos" foi feita pelo então candidato do PTB à presidência, Padre Kelmon, em debate transmitido pela TV Globo no primeiro turno das eleições. Kelmon atualmente apoia a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Entre produtos artísticos criticados no Twitter aparece a tela "Criança viada", de Bia Leite, que já foi alvo de críticas e censura de grupos conservadores.

Memes com artistas que participam do vídeo divulgado pela campanha de Lula também aparecem. "Camila Pitanga e Xuxa Meneghel são vistas juntas batendo um papo reclamando sobre o corte delas na lei Rouanet".

Críticos do atual governo ironizam. "Ator Jason Momoa de Aquaman declara apoio a Lula. Mais um querendo voltar a mamar na Lei Rouanet", escreveu um.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.