#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Torcida por Nordeste movimenta redes durante apuração presidencial

Aposta no peso dos redutos lulistas não foi suficiente para evitar 2º turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


Apesar do otimismo de apoiadores do ex-presidente Lula (PT), que apostavam, em posts nas redes, no peso dos colégios eleitorais do Nordeste para consagrar a vitória do petista em 1º turno, a corrida presidencial será decidida apenas no dia 30, em um confronto com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O candidato do PL teve a dianteira durante a maior parte da primeira metade do processo de apuração, iniciado às 17h, causando apreensão em apoiadores de Lula. Por volta das 19h40, entretanto, o petista começou a diminuir a diferença.

Apoiadores de Lula então embalaram a frase "De virada é mais gostoso" entre os assuntos mais comentados no Twitter, com posts que exaltavam o potencial da contagem nos estados do Nordeste de virar a corrida.

Os resultados parciais que favoreceram Bolsonaro logo no começo do processo sugerem que a totalização de votos aconteceu de forma mais acelerada em estados do sul do Brasil, que abrigam redutos bolsonaristas.

A cidade catarinense de Ponte Alta do Norte, por exemplo, foi a primeira a concluir a contabilização dos votos e deu vitória ao candidato do PL, com 50,21%.

A subida, entretanto, não foi suficiente para uma vitória no 1º turno. Haverá disputa entre os dois candidatos antagônicos no dia 30. Até o momento em que este texto é escrito, com 95% das urnas apuradas, Lula tem 47,60% dos votos válidos, contra 43,91% de Bolsonaro.

Os termos "Inacreditável" e "Não é possível" passaram a ficar nos trending topics no Twitter, puxados por usuários de esquerda, perplexos com o resultado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.