Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar

Ansiedade é assunto mais pesquisado em plataforma de terapia online

Psicologia Viva desenvolveu relatório com dados do período de junho de 2020 a junho de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração em quadrinhos mostra pessoas fazendo diferentes atividades
Ilustração: Líbero
São Paulo

A ansiedade, transtorno que atinge cerca de 19 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), foi o assunto mais buscado da plataforma de saúde mental Psicologia Viva.

De acordo com o "Report Anual da Saúde Mental dos Brasileiros", relatório desenvolvido com dados extraídos do site de terapia online em parceria com a farmacêutica Eurofarma, o termo representou 20,1% das buscas.

O documento foi elaborado com base nas informações do período de junho de 2020 a junho de 2021, quando foram avaliados mais de 84 mil registros distintos de pacientes, associados a aproximadamente 925 mil agendamentos de teleconsultas psicológicas.

Além da ansiedade, que lidera as buscas dos pacientes, depressão (6,5%), desenvolvimento pessoal (4,93%), psicologia clínica (3,27%) e saúde mental (2,59%) entram no ranking dos cinco temas mais buscados entre todas as faixas etárias.

Ainda segundo o relatório, as mulheres agendaram mais consultas na plataforma durante o período analisado. Entre os que optaram por informar o gênero (62,5%), 73,8% dos pacientes eram do sexo feminino e 26,2% do sexo masculino.

Os jovens adultos são os que mais procuram por assistência psicológica online. Os da faixa etária entre 21 e 40 anos representam cerca de 40% dos agendamentos de teleconsultas no período, entre os que reportaram a idade. Sobre os temas mais buscados na plataforma por essa faixa etária, a ansiedade ocupa o primeiro lugar, com 21,3% das pesquisas. Tanto homens quanto mulheres de 15 a 30 anos têm como segundo principal tema de busca o desenvolvimento pessoal, com 6,2% das buscas. Já dos 31 aos 45 anos, o segundo lugar é ocupado pelo tema depressão (6,0%).

"Uma possível explicação para o desenvolvimento pessoal ser foco das buscas dos jovens talvez seja o ingresso no mercado de trabalho e as questões psicológicas que isso envolve. Já dos 31 ao 45, é preocupante avaliar que a depressão ocupa este lugar, o que pode sugerir uma relação com a síndrome de burnout (relacionada ao estresse gerado pelo trabalho excessivo), problemas financeiros ou de relacionamento", explica Luciene Bandeira, psicóloga e cofundadora da Psicologia Viva.

Pais de crianças e adolescentes também se mostram preocupados com a saúde mental de seus filhos, buscando aconselhamento para esse público. Os meninos de 0 a 16 anos agendaram mais atendimentos psicológicos, equivalendo a 5,5% do total de agendamentos por pessoas do sexo masculino no período, em comparação com as meninas na mesma faixa etária (2,7% dos agendamentos por pessoas do sexo feminino).

"A literatura especializada sugere algumas possíveis explicações para o caso. A prevalência de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em meninos é de 14%, por exemplo, contra apenas 6,3% nas meninas. O autismo também é mais prevalente nos garotos, cerca de 4,3 vezes mais", diz a psicóloga.

Pessoas acima dos 80 anos, que geralmente não têm familiaridade com as novas tecnologias, representam 0,35% do total, aproximadamente 2.000 agendamentos de consultas psicológicas online.

Entre os temas mais buscados por homens e mulheres acima dos 60 anos está "acompanhamento psicológico de idosos" (22% mulheres e 18% homens), seguido de ansiedade e depressão. "É interessante notar que este público está em busca de ajuda por meio da tecnologia, pois é uma fase da vida em que muitos já perderam membros importantes da família, sentem os impactos da idade, ou podem se sentir sozinhos", conta Luciene.

Para Fabiano Carrijo, CEO Brasil da Psicologia Viva, a pesquisa ajuda a entender os principais desafios de cada fase da vida, desde a infância até a velhice, e se torna um ponto de partida para que os psicólogos da plataforma possam dar uma orientação com mais qualidade e direcionamento aos seus pacientes.

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.