#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu tecnologia

Robô 'ultrainteligente' que usa IA responde a dúvidas e redige textos sozinho

Chat do laboratório de inteligência artificial OpenAI está aberto ao público; veja como testar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O OpenAI, um dos laboratórios de inteligência artificial mais ambiciosos do mundo, abriu o acesso do seu chat ao público na última quinta-feira (1º). Assim, por meio de uma interface de bate-papo, é possível pedir para que a ferramenta escreva poemas, responda a perguntas, resolva problemas de física, elabore petições e o que mais o usuário solicitar.

Por enquanto, a interação com o ChatGPT é gratuita. Para usá-lo, basta entrar em chat.openai.com/chat e fazer um cadastro. Por causa da alta demanda, a plataforma teve instabilidade de acesso na manhã desta segunda (5).

Captura de tela do ChatCPT, do OpenAI, com pergunta "Afinal, é biscoito ou bolacha"
Captura de tela do ChatCPT, do OpenAI - Captura de tela

O #Hashtag testou o chat. O site está em inglês, mas é possível escrever e obter respostas em português. Primeiro, pedimos para que o robô criasse uma reportagem sobre uma vitória hipotética do Brasil sobre a França na final da Copa do Mundo do Qatar. O texto escrito pela plataforma errou a data da final e a escalação de dois jogadores, Firmino e Philippe Coutinho, que não foram convocados para a competição.

Depois, solicitamos que a ferramenta redigisse uma reportagem sobre a posse presidencial em 1º de janeiro, respondendo se Jair Bolsonaro (PL) passaria a faixa a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Numa primeira tentativa, o robô informou que seu treinamento havia sido realizado em 2021 e que não teria informações atualizadas sobre o assunto. Numa segunda, ele escreveu uma versão na qual Bolsonaro comparece à cerimônia e faz a passagem da faixa, demonstrando respeito ao processo democrático.

A plataforma também deu respostas às perguntas "Qual é o sentido da vida?" e "Afinal, é biscoito ou bolacha?" (veja todos os textos na íntegra no fim desta página).

No Twitter, muitos usuários compartilharam suas experiências com o chat. Segundo eles, o robô foi capaz de criar um poema para comemorar o hexa, discutir dilemas do livro "Dom Casmurro", recomendar uma viagem de férias com a família, elaborar um anúncio para um programa de perda de peso e até calcular o lançamento de um foguete para a lua.

Veja alguns exemplos testados pelo #Hashtag:

Escreva uma reportagem sobre o Brasil vencer a Copa do Mundo do Qatar em uma vitória sobre a França

"No dia 30 de novembro de 2022, o Brasil conseguiu realizar o sonho de milhões de pessoas ao vencer a Copa do Mundo no Qatar, após uma emocionante partida contra a França.

Desde o início da competição, o time brasileiro mostrou sua força e determinação, superando adversários difíceis nas fases anteriores e chegando como favorito à final. A partida contra a França, no entanto, prometia ser um desafio ainda maior, já que os franceses também vinham de uma campanha impressionante até ali.

Mas o Brasil não se deixou abalar e entrou em campo com tudo, mostrando uma performance dominante desde os primeiros minutos. Aos 15 minutos, o atacante Gabriel Jesus abriu o placar para o Brasil com um belo gol de cabeça, após receber um ótimo passe do meio-campista Philippe Coutinho.

A França tentou reagir, mas encontrou dificuldades para superar a defesa brasileira, que esteve em ótima forma durante toda a partida. Aos 35 minutos, o Brasil ampliou sua vantagem com um gol de falta do meia-atacante Neymar Jr., que acertou um belo chute no ângulo do goleiro francês.

No segundo tempo, a França saiu com tudo em busca do gol de empate, mas se deparou com uma equipe brasileira determinada a segurar a vantagem. Apesar de criarem algumas chances, os franceses não conseguiram superar o goleiro Alisson, que realizou algumas defesas importantes ao longo da partida.

Aos 39 minutos do segundo tempo, o Brasil decretou sua vitória com um gol de pênalti do atacante Roberto Firmino, que garantiu o título da Copa do Mundo para o Brasil.

Ao final da partida, a equipe brasileira comemorou sua vitória com alegria, sendo saudada por milhões de torcedores em todo o país. O técnico Tite e os jogadores foram elogiados pelo belo futebol apresentado durante a competição, e a Copa do Mundo do Qatar ficará marcada como um momento histórico para o futebol brasileiro."

Escreva uma reportagem sobre a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro, em Brasília. É preciso responder à pergunta: Bolsonaro vai aceitar passar a faixa para o sucessor?

"Na manhã deste 1º de janeiro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como o novo presidente do Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. O atual presidente, Jair Bolsonaro, esteve presente na solenidade e passou a faixa presidencial para seu sucessor, demonstrando respeito ao processo democrático e ao cargo que ocupa.

Durante sua campanha eleitoral, Lula prometeu trabalhar em prol da população mais vulnerável e implementar medidas para combater a crise econômica e a pandemia do COVID-19. Em seu discurso de posse, o presidente eleito reforçou essas promessas e afirmou que trabalhará por um Brasil mais justo e igualitário.

O presidente Bolsonaro, que teve um mandato marcado por polêmicas e enfrentou fortes críticas por suas atitudes e declarações, ainda não se pronunciou sobre sua expectativa para o novo governo. No entanto, sua participação na cerimônia de posse mostra que ele está disposto a colaborar com a transição de poder e a passar a faixa presidencial para seu sucessor, respeitando o resultado das eleições."

Qual é o sentido da vida?

"Isso é uma pergunta filosófica muito ampla e profunda, e diferentes pessoas podem ter respostas diferentes. Para algumas pessoas, o sentido da vida pode ser encontrado em sua fé religiosa, enquanto outras podem encontrar significado em suas relações com outras pessoas ou em suas realizações pessoais. No final, o sentido da vida é algo que cada indivíduo deve decidir por si mesmo."

Afinal, é biscoito o bolacha?

"Na língua portuguesa, ambos os termos, "biscoito" e "bolacha", podem ser usados para se referir a uma variedade de doces e salgados pequenos e crocantes. No entanto, algumas pessoas podem usar os termos de formas ligeiramente. Por exemplo, alguns podem usar "biscoito" para se referir a doces mais finos e delicados, enquanto outros podem usar "bolacha" para se referir a doces mais grossos e duros. No geral, no entanto, os termos são sinônimos e podem ser usados de forma intercambiável."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.