#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu tiktok tecnologia memes

Conheça o Mestre Ensinador, viral do TikTok que faz sucesso no Brasil e no exterior

Marionete gnomo, criação do artista Jhonatan Oliveira, virou meme nos EUA e fantasia de Carnaval

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma marionete de gnomo percorrendo cenários de natureza, ao som de músicas selecionadas a dedo, virou uma sensação nas redes sociais. O Mestre Ensinador tem mais de 900 mil seguidores no TikTok e está próximo de 23 milhões de curtidas em seus vídeos.

A criação é de Jhonatan Oliveira, artista plástico e artesão de 29 anos. Em entrevista ao #Hashtag, ele conta que já tinha o boneco há algum tempo, mas que, um dia, pintando, teve a inspiração de fazer o primeiro vídeo para mostrar sua arte. A encenação da descoberta do boneco em um saco debaixo da terra deu origem ao viral do TikTok.

O sucesso não veio da noite para o dia. "Manipular o Mestre requer muito treino e muita técnica, assim como qualquer arte", explica. Os vídeos são cada dia mais produzidos, com recursos como tela verde e edição de efeitos especiais.

Para o criador, a melhor parte do processo é a reação dos fãs. "Recebo muitas mensagens de pessoas dizendo que os vídeos do Mestre as ajudaram a sair da depressão, que foi uma luz no meio do caminho, mesmo".

Toda publicação é seguida de uma série de comentários pedindo pela bênção do Mestre, desejando boa semana ou elogiando a escolha de trilha sonora dos vídeos. "Escolho músicas que tocam meu coração. Faço vídeos que eu gostaria de assistir com músicas que eu realmente gosto de ouvir. Acho que as pessoas concordam com meu gosto musical", diz.

Em resposta a um comentário, Jhonatan define o Mestre: "Irmão, o gnomo se chama Tiburcio, ele é um ser da floresta e é muito forte, por isso nem todos entendem. Vai chegar um momento em que o mestre vai ensinar a sua força".

Os vídeos chegaram em terras internacionais. Crianças norte-americanas reagindo ao Mestre após ouvir que "esse é você quando era bebê" viralizaram no TikTok e levaram os vídeos da marionete para além-mar.

Rapidamente o Mestre virou fantasia de Halloween e, é claro, de Carnaval.

Sobre a repercussão com o público, Jhonatan agradece: "Estou a serviço da população. Ninguém sabe do coração dos outros e eu fico muito feliz tocar as pessoas assim".

Para o futuro, ele espera valorizar as telas que pinta e fazer um grande filme do Mestre Tiburcio. O público apaixonado ele já tem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.