#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Glória Maria foi 'exceção' que inspirou gerações; veja homenagens nas redes

Internautas contam como jornalista se tornou marco de representatividade enquanto cresciam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Para além da comoção entre famosos e políticos, a morte de Glória Maria nesta quinta-feira (2) embalou uma onda de posts emocionados de internautas nas redes, que refletem sobre o pioneirismo da jornalista e o impacto que ela teve em suas vidas enquanto cresciam.

Considera a primeira repórter negra a ganhar destaque na TV brasileira, a jornalista virou ícone de representatividade feminina e negra para milhares de brasileiros que a acompanharam em mais de três décadas de carreira. Inspirados pela apresentadora, muitos começaram a sonhar em ser jornalistas ou passaram a se ver em outras profissões em que minorias são sub-representadas.

"Eu, como menina preta da década de 1990, adorava ver a Glória Maria em qualquer reportagem. Não entendia muito, mas era ELA na tela da minha TV de tubo e sem controle remoto. A representatividade já importava lá atrás ", conta o perfil @suyaan_

"Para mim era como ver minha mãe na TV, ela tem a mesma cor, mesmo tipo de corpo", relata o perfil @eiMarilia.

"Quantas pessoas negras acreditaram que essa possível porque ela mostrou que era?", indaga a jornalista Natália Silva no Twitter. "Não sei, mas elas estão por aí: na TV, no impresso, no rádio, na internet."

"Glória marcou o início de uma nova fase para o povo preto, a de ocupar espaços antes inimagináveis", afirma ainda o usuário @BlackAutie.

Em um dos vídeos mais replicados nas redes nesta após sua morte, Glória Maria visita Ribeirão Preto e surpreende Mirella, uma criança negra de 11 anos que sonhava em ser repórter de TV e tinha a apresentadora da Globo como a sua maior inspiração. "Eu vim aqui para te ajudar a fazer reportagem. Você não quer ser uma repórter como eu?", pergunta a jornalista para a criança em prantos.

Durante uma participação em um programa da GNT, da Globo, a apresentadora foi homenageado pelo rapper Emicida, que relembra a importância em sua infância. "Quando eu via Glória Maria todo domingo na televisão, eu tinha nela uma espécie de referência de possibilidade. Se hoje tem um Emicida, é porque existiu uma Glória Maria. Obrigado por existir!", disse o artista.

Confira outras homenagens:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.