#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter

'Twitter apoia massacres' entra nos trends e depois desaparece

Monitores de redes sociais, contudo, contradizem sumiço de hashtag contra a rede; OUTRO LADO: plataforma envia emoji de fezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após o Twitter se recusar a tirar da plataforma publicações que enaltecem autores de massacres e que fazem apologia à violência em escolas, durante reunião entre representantes das maiores redes sociais e o Ministério da Justiça nesta terça (11), usuários da rede de Elon Musk promoveram a hashtag "Twitter apoia massacres".

O assunto chegou a figurar como o segundo mais comentado no Twitter até o fim desta manhã, com cerca de 4500 publicações. O blog #Hashtag monitorou os posts ao longo dessas últimas horas, desde que o G1 publicou matéria a respeito da reunião, gerando repercussão na plataforma.

Contudo, a frase desapareceu das listas de assuntos do momento, deixando de ser visível, o que contradiz as informações de três serviços de monitoramento de tendências nas redes, que mostram o assunto "Twitter apoia massacres" no topo dos trending topics da plataforma no Brasil.

Usuários que levantaram a frase com fortes críticas a Musk acusam a empresa de censura.


Procurada pela reportagem, a plataforma não respondeu aos questionamentos e enviou um emoji de fezes, prática instituída pela empresa desde 19 de março.

De acordo com a Trends24, a frase "TWITTER APOIA MASSACRES" tinha mais de 11 mil publicações e estava em primeiro no ranking ao menos até 14h12.

Tendências no Twitter na tarde desta terça-feira (11)
Tendências no Twitter na tarde desta terça-feira (11), de acordo com a Trends24, mostra "Twitter apoia massacres" em primeiro lugar - Reprodução

No monitor Twitter Trends - Brazil, a frase também aparece em primeiro lugar, com pouco mais de 12 mil menções. A lista é atualizada a cada 30 minutos, segundo o site.

Captura de tela mostra tendências no Twitter Trends - Brazil
Monitor Twitter Trends - Brazil mostra "Twitter apoia massacres" em primeiro lugar - Reprodução

O site getdaytrend é mais um que apresenta a frase em primeiro lugar entre as mais mencionadas da rede social no Brasil.

Captura de tela mostra tendências GetDay Trends
Captura de tela do getdaytrends mostra lista de assuntos mais comentados no Twitter no Brasil - Reprodução

Já na listagem do próprio Twitter, o assunto não existe. Os outros dois termos mais comentados segundo a lista oficial da plataforma, entretanto, condizem com o que apresentam os monitores independentes. São eles: "TheMarvels" e "Bayern".

Tendências no Twitter na tarde desta terça-feira (11)
Tendências no Twitter na tarde desta terça-feira (11) omite hashtag "Twitter apoia massacres" - Reprodução

O desaparecimento foi notado por usuários que levantavam a frase de protesto contra a plataforma nesta terça, entre eles o influenciador Felipe Neto.

"Elon Musk falou que compraria o Twitter para dar 100% de liberdade de expressão. Exceto quando [a liberdade] afeta ou prejudica a empresa dele. Ele censurou a tag "Twitter apoia massacres", mas se recusa a apagar contas que realmente apoiam e incentivam massacres em escolas", acusou.

A onda de críticas ao Twitter começou após a empresa se negar a tirar do ar conteúdo que faz apologia à violência nas escolas sob o argumento de que o termo de uso da plataforma permite a divulgação do material.

O posicionamento da empresa se deu em reunião promovida pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (10) com representantes das redes sociais. O caso foi noticiado pelo G1 e confirmada pela Folha.

O Twitter disse, na ocasião, que divulgar fotos e nomes de autores de ataques a escolas não viola as regras da plataforma. Assim, a empresa entende que não precisa fazer nada porque o termo de uso permite a divulgação de material do tipo.

Membros da pasta estão em contato com o Twitter desde a última sexta (7) com pedidos para que esses posts sejam derrubados. Somente durante o fim de semana, foram identificados no Twitter 511 perfis que fazem apologia a atos de violência e ameaças contra escolas. O Twitter, contudo, só havia apagado contas que fizeram ameaças "concretas" de ataque.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.