#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter

Nas redes, Marina Silva é exaltada enquanto centrão 'passa a boiada'

Internautas comentam medida provisória que reorganiza ministérios e retira poder da ministra do Meio Ambiente; memes mostram Lira como 'inimigo do povo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A medida provisória que prevê mudanças na estrutura do governo, aprovada nesta quarta-feira (24) pelo Congresso Nacional, retira poderes da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva e fortalece o bloco político conhecido como centrão.

Nas redes sociais, internautas saem em defesa de Marina Silva e da ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas), e repudiam também o pedido de urgência para acelerar a votação do projeto do Marco Temporal, que limita a demarcação de terras indígenas aos territórios ocupados até a promulgação da Constituição de 1988.

No Twitter, o tema pode ser acompanhado em várias hashtags que estão entre os assuntos mais comentados no Brasil na manhã desta quinta (25). O nome da ministra do Meio Ambiente soma mais de 94 mil citações, seguido por "Governo Lula", com 58 mil, e "Congresso", com quase 70 mil menções, bem como "centrão" com mais de 15 mil.

Defensores do governo petista também impulsionaram a hashtag "Eu confio no Lula", com exaltações ao presidente.

A fala de defesa de Marina foi elogiada.

"Deixar a boiada passar".

"Aula Magna".

"Já em 2030".

O governo de Lula (PT) foi criticado pela fritura de Marina Silva. Tuíte do partido que comemorava a aprovação dos MPs foi rechaçado nas redes sociais.

Na manhã desta quinta-feira (25), apoiadores de Marina Silva e da pauta ambiental subiram a hashtag "LIRA INIMIGO DO POVO", com mais de 110 mil tuítes, em referência à organização política de Arthur Lira (PP-AL). O presidente da Câmara é figura marcada do centrão e foi o principal alvo de críticas pela aprovação dos projetos anti-ambientais.

"Ecocidas".

"Lira ganhou as eleições".

"Não passou da hora de cortar as asinhas demoníacas do presidente da Câmara, que está se sentindo o "reizinho" do Brasil?", pergunta um usuário.

Alguns perfis ironizam eleitores do atual presidente e tuítam "Faz o L de Lira", em menção ao período eleitoral, em que eleitores faziam o "L" de Lula com os dedos. Outros lamentam a atuação do deputado federal. "Lira manda e desmanda, agora faz o L de Lira né de Lula mais não", escreveu um perfil.

Outro publicou que o centrão está "passando a boiada no governo Lula", em alusão à fala do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que em 2020 defendeu aproveitar a crise do coronavírus para mudar regras e simplificar normas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.