#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu internet

Usuários promovem 'apagão' no Reddit em protesto contra mudança na rede

Fóruns de conversas foram fechados em massa por moderadores, que tentam impedir cobrança por uso de API

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Usuários do Reddit, rede social que agrega fóruns de discussões na internet, organizaram um boicote ao site após o anúncio de que haveria cobranças pelo uso de dados da plataforma por terceiros, o que pode inviabilizar o funcionamento de aplicativos populares que utilizam informações da plataforma.

Centenas de moderadores de comunidades da rede fecharam o acesso de visitantes aos grupos e, em alguns casos, proibiram que os próprios membros fizessem publicações, no esforço de criar um efeito "apagão".

As comunidades, chamadas de "subreddits", são o principal meio por onde se divulgam conteúdos no site e reúnem participantes em torno de discussões sobre temas variados que vão de videogames a política, passando por memes e histórias insólitas. Cerca de 57 milhões de pessoas visitam o site todos os dias.

Logotipo da plataforma Reddit - Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters

Os protestos começaram nesta segunda-feira (12) e levaram a rede a ficar fora do ar por algumas horas, adimtiu o porta-voz da companhia Tim Rathschmidt ao site americano The Verge. Mais de 7 mil comunidades mudaram o status para "privado" ou bloquearam interações de participantes, segundo a publicação.

O movimento se opõe ao pagamento de taxas no uso da API, sigla em inglês para interface para programação de aplicações. A ferramenta é comum em grandes sites e serve para que desenvolvedores possam se conectar à plataforma e criar serviços diversos com dados extraídos da rede social.

No caso do Reddit, são muito populares entre usuários aplicativos que organizam e apresentam o vasto arquivo de conversas, memes e imagens disponíveis na plataforma de modo alternativo ao app oficial. Muitos só interagem na rede por meio desses programas alternativos. Os moderadores em protesto afirmam que a cobrança visa eliminar os serviços.

No anúncio da mudança, em abril, a empresa justificou a decisão como uma forma de deixar de disponibilizar gratuitamente o conteúdo da plataforma para grandes empresas de tecnologia, como Google, OpenAI e Microsoft. Nos últimos anos, os fóruns na rede tornaram-se essenciais para o treinamento de tecnologias de inteligência artificial (IA) desenvolvidas por essas companhias, como o ChatGPT.

O chefe-executivo do Reddit, Steve Huffman - Jason Henry/The New York Times

"O corpo de dados do Reddit é realmente valioso. Mas não precisamos dar todo esse valor de graça para algumas das maiores empresas do mundo", disse Steve Huffman, fundador e executivo-chefe da plataforma sobre a mudança.

Sob pressão dos boicotes, o porta-voz Tim Rathschmidt afirmou que está em contato com moderadores para "esclarecer qualquer confusão em torno dos termos da API e sobre políticas gerais da plataforma".

Ele também argumentou que a companhia gasta milhões de dólares para se manter no ar e "tem de ser paga de forma justa para continuar a suportar aplicações populares de terceiros". As declarações foram distribuídas a diversos veículos americanos.

O movimento do Reddit também ocorre enquanto ele se prepara para uma possível oferta pública inicial em Wall Street ainda este ano. A empresa, fundada em 2005, ganha a maior parte de seu dinheiro com transações de publicidade e comércio eletrônico em sua plataforma.

A investida se assemelha à do Twitter que, em fevereiro, passou a cobrar pelo uso do API em sua rede. Na ocasião, a empresa foi criticada por criar dificuldades para pesquisadores que fazem extração e análise de dados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.